Umuarama

Contestado entrega defesa à prefeitura; moradores seguem reclamando da coleta de lixo

A empresa Contestado Resíduos, responsável pelo serviço de coleta de lixo em Umuarama, apresentou nesta quarta-feira (22) a defesa relativa ao processo administrativo aberto no último dia 10 pela prefeitura. Agora, após receber a documentação, o município irá analisar as alegações da prestadora de serviço para definir quais medidas serão tomadas.

A ação foi adotada após uma série de reclamações da população em relação à falta de coleta dos resíduos, que chegaram a acumular por dias nas ruas em alguns locais da cidade. Além disso, a empresa enfrenta um procedimento na justiça do trabalho por dívidas trabalhistas de rescisões que ainda não foram pagas. A medida pode resultar no rompimento do contrato.

Na última segunda-feira (20), OBemdito recebeu reclamações dos moradores dos bairros Jardim Paraíso e Parque Danielle, onde a coleta já não estava sendo realizada há uma semana. Com a falta do serviço, as lixeiras das casas estavam transbordando e havia muito lixo espalhado pelas ruas. Nesta quarta-feira, moradores de outras regiões do município relataram a ausência do serviço.

“Moro no Jardim Paraíso e, desde terça-feira passada, o lixo não é coletado. No meu e nos vizinhos, as lixeiras estão transbordando, uma semana sem recolher”, comentou uma moradora no Facebook do OBemdito. “No Jardim Nova América também não passaram no sábado e está acumulado até o momento”, disse outro.

Além destes locais, também há relatos de problemas nos Jardins Oriente, Topázio e Cruzeiro. De acordo com a Assessoria de Comunicação da prefeitura de Umuarama, apesar dos problemas, a empresa continua trabalhando normalmente. A coleta é feita com três caminhões em três rotas às segundas, quartas e sextas. Outras três rotas são feitas às terças, quintas e sábados, atendendo regiões periféricas da cidade e a zona armazém.

Nas últimas semanas, a coleta de lixo no município tem sido um problema recorrente. Na semana passada, funcionários do pátio da prefeitura que auxiliam no trabalho, já que o município precisou assumir recentemente algumas rotas que não estavam sendo feitas pela empresa, também ameaçaram paralisar as atividades. Eles mantêm o estado de greve, mas, por enquanto, não devem parar as atividades.

Nesta quarta-feira, OBemdito tentou novamente contato com os administradores da Contestado; no entanto, os telefones da empresa só caem na caixa postal ou estão fora de operação. O espaço segue aberto para a manifestação da empresa.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

1 hora ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

2 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

3 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

3 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

3 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais