Foto: Colaboração/Sispumu/OBemdito
Os garis-coletores e motoristas da coleta de lixo de Umuarama podem entrar em greve no próximo dia 15. A decisão foi tomada em assembleia da categoria realizada na manhã desta quinta-feira (9), no pátio da prefeitura. A principal reivindicação dos trabalhadores é o aumento do número de pessoal para realizar a coleta de lixo da cidade.
Atualmente são 57 trabalhadores para essa função, no entanto, muitos deles estão em licença médica, por dengue ou estão em férias, o que faz com que a carga de trabalho seja muito maior do que o recomendado.
“O município tem se manifestado, mas todos os pedidos são propostas a longo prazo. De imediato, os garis coletores e motoristas não reivindicam questão ligada a remuneração ou aumento de salário. Apenas a questão ligada a qualidade do serviço deles”, afirmou Lígia Strugala Bezera, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Umuarama (Sispumu).
Conforme ela, o município deverá ser notificado ainda hoje sobre a decisão da categoria. “Eles precisam de uma manifestação do município que amplie o número de servidores, que é o que mais tem prejudicado o trabalho”, detalhou.
Segundo a categoria, seriam necessários entre seis e oito trabalhadores a mais para regularizar a situação, que hoje está insuportável devido à carga excessiva de trabalho. “Não é uma questão difícil de ser resolvida. O município tem serventes gerais que podem ser utilizados como gari-coletor. Falta ação para resolver isso e não causar maiores transtornos para a população”, afirmou.
Por ser um serviço essencial, a paralisação não deverá ser completa. A previsão é de que cerca de 30% dos trabalhadores permaneçam trabalhando e 70% cruzem os braços.
A coleta de lixo de Umuarama vem registrando dificuldades há vários meses. Há poucas semanas, houveram problemas com relação à empresa terceirizada que deixou de realizar a coleta em alguns bairros da cidade.
Por conta disso, a prefeitura reassumiu alguns itinerários para poder normalizar o serviço, já que o lixo estava se acumulando nas ruas. Alguns bairros da cidade chegaram a ficar duas semanas sem a coleta de resíduos.
Em nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Umuarama informou que o município deverá esperar o Sindicato dos Trabalhadores protocolar a pauta de reivindicações, no período da tarde, para só depois se manifestar sobre a decisão de greve dos servidores. (Matéria atualizada às 12h20).
Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…
Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Este site utiliza cookies
Saiba mais