Foto: Assessoria PMU
Vinte alunos do Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa (Ceju) foram contemplados com uma nova oportunidade de aprendizado, um curso na Oficina de Introdução à Robótica – Nível I, que despertou a curiosidade e o interesse deles para o mundo da tecnologia.
Esta iniciativa se tornou possível graças ao contrato de prestação de serviços firmado entre o município de Umuarama – por meio da Secretaria de Assistência Social, responsável pelo Ceju – e o Serviço Social da Indústria (Sesi), unidade Umuarama.
“O curso tem como objetivo central a construção de robôs com modelos programáveis e uma interface específica, projetada para o nível básico de compreensão. Através de uma abordagem prática e dinâmica, os participantes são introduzidos aos conceitos fundamentais da robótica, mergulhando em um mundo onde a criatividade se encontra com a tecnologia”, afirmou o coordenador do Ceju, Jeferson Ferreira – o Jefinho.
Entre os conteúdos abordados, destacam-se a construção de robôs que utilizam lâmpadas, motores e sensores, explorando conceitos de física, álgebra e geometria de maneira acessível e envolvente. Os alunos também são desafiados a realizar a contratação e adaptação de engrenagens, redutores de velocidade e outros componentes, proporcionando uma experiência prática e multidisciplinar.
“Por meio dessa oficina de robótica, os jovens do Centro da Juventude têm a oportunidade não apenas de adquirir novos conhecimentos e habilidades técnicas, mas também de desenvolver competências essenciais para o século XXI, como trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico”, acrescenta a secretária da Assistência Social, Dayanne Paola Demozzi.
Além disso, o curso estimula a criatividade e o interesse pela ciência e tecnologia, preparando os participantes para os desafios do futuro. “O Ceju está comprometido em oferecer oportunidades de educação e desenvolvimento pessoal aos jovens da Capital da Amizade, capacitando-os para enfrentar os desafios do mundo moderno e construir um futuro promissor”, completa Jefinho.
Adolescentes e jovens de 10 a 17 anos que ainda não frequentam o Ceju podem realizar visitas, conhecer as oficinas gratuitas, os incentivos e fazer parte deste importante serviço social em horário de contraturno escolar. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (44) 3906-1178.
(Assessoria PMU)
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais