Saúde

Paciente com sintomas reclama de superlotação no ambulatório da Dengue em Umuarama

A moradora do bairro Sonho Meu, Fernanda Rodrigues, de 34 anos, entrou em contato com OBemdito na tarde desta quarta-feira (17) para reclamar da superlotação, falta de pessoal para atendimento e de lugar para as pessoas sentarem no Ambulatório de Atendimento à Dengue, montado para atender pessoas com suspeita da doença na Unidade de Saúde Central. “A situação aqui está complicada. Não tem condições nenhuma de ficar aqui. Não tem lugar para sentar. Idosos, mulheres grávidas, todo mundo em pé e sem atendimento”, afirmou.

Fernanda, que está com sintomas da doença há alguns dias, procurou a unidade de saúde do bairro onde mora, mas devido à centralização do atendimento feita no fim do mês de fevereiro. Desde então, quase todos os dias, pacientes com sintomas de dengue relatam a dificuldade de conseguir atendimento no local.

“Não estou aguentando ficar em pé. Estou com muita febre e dor no corpo. Cheguei aqui às 13h, se pelo menos tivesse um lugar para sentar e acolhimento, nós ainda poderíamos relevar. Mas nem no chão dá para sentar, porque as funcionárias mandam a gente levantar”, desabafou. “Precisava de mais um lugar e mais gente para atender as pessoas. Aqui, não tem como”, completou.

De acordo com a Prefeitura de Umuarama, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando adequações estruturais em um espaço nos fundos do Posto Central, onde está localizado o Ambulatório de Dengue, para atender exclusivamente aos pacientes com retorno de resultados de exames.

Em nota, a prefeitura afirmou que, com isso, o fluxo na triagem terá mais vazão e o atendimento será agilizado. “Com a implantação do novo espaço, a partir da próxima semana, serão contratados mais profissionais médicos e atendentes. A partir desta semana, o ambulatório também passa a atender aos domingos. De segunda a sábado, o horário é das 7h às 21h e no domingo será das 7h às 19h”.

Casos de dengue em Umuarama

O último boletim da dengue divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde aponta que até a sexta-feira, dia 12, a cidade tinha 1.320 casos positivos da doença e mais 2.764 suspeitas em investigação, além de duas mortes.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026

Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos

5 minutos ago

Senac Umuarama abre inscrições para curso de Técnico em Podologia com vagas gratuitas

Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas

16 minutos ago

PRF apreende 40 quilos de drogas em menos de 24 horas na BR-487, em Alto Paraíso

Em uma das ocorrências um dos suspeitos afirmou à PRF que foi contratado para levar…

35 minutos ago

Expo Umuarama 2026 amplia estilo musical e anuncia sete atrações nacionais

Neste ano a programação não será exclusivamente sertaneja

1 hora ago

Natal Encantado leva shows nacionais e atrações culturais para Ivaté

Programação inclui apresentações da Orquestra Municipal, atrações culturais e show nacional de Tom Carfi.

1 hora ago

Jaú de 100 quilos capturado no Rio Ivaí bate recorde e é oficialmente o maior do Brasil

Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais