Foto: Danilo Martins/OBemdito

Saúde

Paciente com sintomas reclama de superlotação no ambulatório da Dengue em Umuarama

Prefeitura afirma que está realizando adequações em um espaço nos fundos do Ambulatório para melhor atender os pacientes

Paciente com sintomas reclama de superlotação no ambulatório da Dengue em Umuarama
Rodrigo Mello
OBemdito
17 de abril de 2024 17h52

A moradora do bairro Sonho Meu, Fernanda Rodrigues, de 34 anos, entrou em contato com OBemdito na tarde desta quarta-feira (17) para reclamar da superlotação, falta de pessoal para atendimento e de lugar para as pessoas sentarem no Ambulatório de Atendimento à Dengue, montado para atender pessoas com suspeita da doença na Unidade de Saúde Central. “A situação aqui está complicada. Não tem condições nenhuma de ficar aqui. Não tem lugar para sentar. Idosos, mulheres grávidas, todo mundo em pé e sem atendimento”, afirmou.

Fernanda, que está com sintomas da doença há alguns dias, procurou a unidade de saúde do bairro onde mora, mas devido à centralização do atendimento feita no fim do mês de fevereiro. Desde então, quase todos os dias, pacientes com sintomas de dengue relatam a dificuldade de conseguir atendimento no local.

“Não estou aguentando ficar em pé. Estou com muita febre e dor no corpo. Cheguei aqui às 13h, se pelo menos tivesse um lugar para sentar e acolhimento, nós ainda poderíamos relevar. Mas nem no chão dá para sentar, porque as funcionárias mandam a gente levantar”, desabafou. “Precisava de mais um lugar e mais gente para atender as pessoas. Aqui, não tem como”, completou.

De acordo com a Prefeitura de Umuarama, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando adequações estruturais em um espaço nos fundos do Posto Central, onde está localizado o Ambulatório de Dengue, para atender exclusivamente aos pacientes com retorno de resultados de exames.

Em nota, a prefeitura afirmou que, com isso, o fluxo na triagem terá mais vazão e o atendimento será agilizado. “Com a implantação do novo espaço, a partir da próxima semana, serão contratados mais profissionais médicos e atendentes. A partir desta semana, o ambulatório também passa a atender aos domingos. De segunda a sábado, o horário é das 7h às 21h e no domingo será das 7h às 19h”.

Casos de dengue em Umuarama

O último boletim da dengue divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde aponta que até a sexta-feira, dia 12, a cidade tinha 1.320 casos positivos da doença e mais 2.764 suspeitas em investigação, além de duas mortes.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.