Foto: Prefeitura de Umuarama
A Prefeitura de Umuarama vai iniciar testagem em massa para detectar Covid-19 na população. A informação foi divulgada no fim da tarde desta quinta-feira (15) por meio da assessoria de imprensa.
De acordo cm a chefe da Covisa (Vigilância Saniária), Maristela Ribeiro, o município iniciará nos próximos dias testagem em massa da população nas regiões com maior incidência de casos de Covid-19, que são as regiões das UBS Jardim Lisboa, Jardim Cruzeiro (Cohapar III) e Centro de Saúde Escola, com apoio dos alunos de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar). “Informamos à população que as equipes vão bater de porta em porta, nesses bairros, orientar sobre a atividade e oferecer o teste, todos devidamente identificados e com os cuidados de segurança necessários”, explicou.
A quantidade de testes que serão disponibilizados pela Prefeitura à população não foi dita.
Além dos testes, em reunião do Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE Municipal) a secretária de Saúde, Cecília Cividini, informou que no primeiro trimestre do ano foram realizados 16.159 atendimentos no PA 24h e 10.989 no ambulatório de síndromes gripais, de pessoas com sintomas respiratórios. “Também tivemos atendimentos nas UBS, que ainda não foram totalizados, e diretamente nos hospitais. Embora o número de casos positivos tenha diminuído (a média móvel vem recuando há três semanas), muitas pessoas ainda têm procurado o médico com suspeita de infecção. Portanto, não podemos descuidar”, recomendou.
A escassez de medicamentos específicos para pacientes graves de Covid-19 ainda é um problema persistente nos hospitais e no PA, que funciona como um hospital de campanha, o que tem levado o município a ‘emprestar’ remédios de cidades próximas, além dos repasses da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As mortes por complicações do coronavírus ainda estão altas em Umuarama, porém a taxa de mortalidade local é menor do que em cidades de porte semelhante no Estado e até com populações menores.
O infectologista do município, Ricardo Perci, reforçou o apelo para que a população mantenha os cuidados preventivos, especialmente o uso correto da máscara, o distanciamento em filas e locais públicos, evitar aglomerações e contatos próximos, manter os cuidados ao frequentar o comércio e higienizar constantemente as mãos com álcool gel.
Leia aqui o último boletim atualizado sobre a situação do coronavírus.
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais