Umuarama 69 anos
Lançoni
Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Marta Paula Publisher do OBemdito

Umuarama vai fazer testagem em massa para detectar Covid-19, diz Prefeitura

Testes serão feitos de casa em casa nos bairros onde há maior incidência da doença

Foto: Prefeitura de Umuarama
Foto: Prefeitura de Umuarama
Umuarama vai fazer testagem em massa para detectar Covid-19, diz Prefeitura
Marta Paula - OBemdito
Publicado em 15 de abril de 2021 às 18h19 - Modificado em 16 de abril de 2021 às 07h45
Atlanta Pneus
Cupom Local
Lançoni
9 Espetaria
Porto Camargo
Gastro Umuarama

A Prefeitura de Umuarama vai iniciar testagem em massa para detectar Covid-19 na população. A informação foi divulgada no fim da tarde desta quinta-feira (15) por meio da assessoria de imprensa.

De acordo cm a chefe da Covisa (Vigilância Saniária), Maristela Ribeiro, o município iniciará nos próximos dias testagem em massa da população nas regiões com maior incidência de casos de Covid-19, que são as regiões das UBS Jardim Lisboa, Jardim Cruzeiro (Cohapar III) e Centro de Saúde Escola, com apoio dos alunos de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar). “Informamos à população que as equipes vão bater de porta em porta, nesses bairros, orientar sobre a atividade e oferecer o teste, todos devidamente identificados e com os cuidados de segurança necessários”, explicou.

A quantidade de testes que serão disponibilizados pela Prefeitura à população não foi dita.

Além dos testes, em reunião do Centro de Operações de Enfrentamento à Covid-19 (COE Municipal) a secretária de Saúde, Cecília Cividini, informou que no primeiro trimestre do ano foram realizados 16.159 atendimentos no PA 24h e 10.989 no ambulatório de síndromes gripais, de pessoas com sintomas respiratórios. “Também tivemos atendimentos nas UBS, que ainda não foram totalizados, e diretamente nos hospitais. Embora o número de casos positivos tenha diminuído (a média móvel vem recuando há três semanas), muitas pessoas ainda têm procurado o médico com suspeita de infecção. Portanto, não podemos descuidar”, recomendou.

A escassez de medicamentos específicos para pacientes graves de Covid-19 ainda é um problema persistente nos hospitais e no PA, que funciona como um hospital de campanha, o que tem levado o município a ‘emprestar’ remédios de cidades próximas, além dos repasses da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As mortes por complicações do coronavírus ainda estão altas em Umuarama, porém a taxa de mortalidade local é menor do que em cidades de porte semelhante no Estado e até com populações menores.

O infectologista do município, Ricardo Perci, reforçou o apelo para que a população mantenha os cuidados preventivos, especialmente o uso correto da máscara, o distanciamento em filas e locais públicos, evitar aglomerações e contatos próximos, manter os cuidados ao frequentar o comércio e higienizar constantemente as mãos com álcool gel.

Leia aqui o último boletim atualizado sobre a situação do coronavírus.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel