Umuarama

Dados apontam queda no índice de mortalidade infantil na área da 12ª Regional de Umuarama

A 12ª Regional de Saúde de Umuarama está comemorando a diminuição da taxa de mortalidade infantil nos 21 municípios que compõe a regional. Dados preliminares do órgão, mostram que nos últimos quatro anos a redução foi significativa. Enquanto em 2018 o índice era 15 mortes para cada 1.000 nascidos vivos, em 2023, esse número caiu na casa de 1 dígito.

Agora, em 2023, são 6,9 mortes para a cada 1.000 nascidos vivos. A taxa de mortalidade infantil é uma estimativa do risco de morte a que está exposta uma população de nascidos vivos em determinada área e período, antes de completar o primeiro ano de vida.

Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da regional, Aurea Mia Shimamura, ele é calculado dividindo-se o número de crianças que morreram no primeiro ano de vida pelo número de nascidos vivos no mesmo município e período, multiplicando-se por 1.000

“O índice é um dos indicadores mais consagrados do mundo, sendo utilizado, internacionalmente como indicador de qualidade de vida e desenvolvimento, por expressar a situação de saúde de uma comunidade e as desigualdades de saúde entre grupos sociais e regiões”, explica.

Para a chefe da regional, Viviane Herrera, o resultado é fruto de muito trabalho e da adoção políticas públicas de atenção com as grávidas. “Nós criamos protocolos regionais, tratando com equidade a nossa região. Inúmeras reuniões e treinamentos foram realizados envolvemos todos os níveis e redes de atenção à saúde do binômio mãe-bebe”, destacou. 

Conforme ela, atualmente a regional de Umuarama tem a menor taxa de mortalidade do Paraná. “Não se trata apenas de um resultado, de um número, de um indicador, mas sim da qualidade com que chegamos a esse resultado, mesmo em meio a pandemia. Nós temos uma assistência qualificada as nossas gestantes, recém-nascidos e criança”, afirmou. 

Os resultados obtidos em 2023 e 2022, ainda não preliminares. Já os índices de 2019, 2020 e 2021 são consolidados, ou seja, não mudam mais. Confira a seguir os índices por ano:

2018 -15,0 

2019- 15,9 

2020- 12,8 

2021- 9,0 

2022- 8,8 * 

2023- 6,9 

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Aliado de primeira hora, Pedro Coelho sai fortalecido com vitória de Moro

A eleição de Sérgio Moro (PL) para o Governo do Paraná no primeiro turno fortalece…

15 minutos ago

Câmara aprova projeto de gestão climática e prevenção de desastres em Umuarama

A Câmara Municipal de Umuarama realizou duas sessões na tarde desta segunda-feira (5), sendo uma…

1 hora ago

Morador de Serra dos Dourados diz ter sido agredido por 3 homens durante a noite

Um jovem residente no Distrito de Serra dos Dourados relatou ter sido amarrado e agredido…

2 horas ago

Simepar prevê que Umuarama pode ter chuva por 14 dias; temperatura chega a 29ºC

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que a chuva pode…

2 horas ago

Umuarama: Homem agride mulher após ela alterar senha do wi-fi no Jardim Cruzeiro

A alteração na senha do wi-fi motivou um caso de violência doméstica no Bairro Jardim…

2 horas ago

Conselho do Idoso reúne participantes em Umuarama para discutir saúde e prevenção

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Umuarama realizou, na sexta-feira (2), uma…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais