Foto: Danilo Martins/OBemdito
A 12ª Regional de Saúde de Umuarama está comemorando a diminuição da taxa de mortalidade infantil nos 21 municípios que compõe a regional. Dados preliminares do órgão, mostram que nos últimos quatro anos a redução foi significativa. Enquanto em 2018 o índice era 15 mortes para cada 1.000 nascidos vivos, em 2023, esse número caiu na casa de 1 dígito.
Agora, em 2023, são 6,9 mortes para a cada 1.000 nascidos vivos. A taxa de mortalidade infantil é uma estimativa do risco de morte a que está exposta uma população de nascidos vivos em determinada área e período, antes de completar o primeiro ano de vida.
Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da regional, Aurea Mia Shimamura, ele é calculado dividindo-se o número de crianças que morreram no primeiro ano de vida pelo número de nascidos vivos no mesmo município e período, multiplicando-se por 1.000
“O índice é um dos indicadores mais consagrados do mundo, sendo utilizado, internacionalmente como indicador de qualidade de vida e desenvolvimento, por expressar a situação de saúde de uma comunidade e as desigualdades de saúde entre grupos sociais e regiões”, explica.
Para a chefe da regional, Viviane Herrera, o resultado é fruto de muito trabalho e da adoção políticas públicas de atenção com as grávidas. “Nós criamos protocolos regionais, tratando com equidade a nossa região. Inúmeras reuniões e treinamentos foram realizados envolvemos todos os níveis e redes de atenção à saúde do binômio mãe-bebe”, destacou.
Conforme ela, atualmente a regional de Umuarama tem a menor taxa de mortalidade do Paraná. “Não se trata apenas de um resultado, de um número, de um indicador, mas sim da qualidade com que chegamos a esse resultado, mesmo em meio a pandemia. Nós temos uma assistência qualificada as nossas gestantes, recém-nascidos e criança”, afirmou.
Os resultados obtidos em 2023 e 2022, ainda não preliminares. Já os índices de 2019, 2020 e 2021 são consolidados, ou seja, não mudam mais. Confira a seguir os índices por ano:
2018 -15,0
2019- 15,9
2020- 12,8
2021- 9,0
2022- 8,8 *
2023- 6,9
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais