Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Aprovado em medicina, garçom de Umuarama faz vaquinha para custear mudança para o Rio Grande do Sul

Filho de uma costureira, o jovem que perdeu o pai para o câncer, tem uma história de muito empenho e disciplina

Foto: Colaboração/Arquivo Pessoal
Foto: Colaboração/Arquivo Pessoal
Aprovado em medicina, garçom de Umuarama faz vaquinha para custear mudança para o Rio Grande do Sul
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 23 de março de 2023 às 10h09 - Modificado em 23 de março de 2023 às 17h26
Gastro Umuarama

Torna-se médico é um sonho para muitos estudantes brasileiros do ensino médio, mas como todo o sonho, existe um um longo caminho pela frente para que ele possa se tornar realidade. Para o umuaramense Igor Caleb Stábile, de 22 anos, não foi diferente. Após muita dedicação e esforço, o estudante foi aprovado para cursar medicina em duas federais, uma delas, no Rio Grande do Sul. Agora para conseguir viabilizar a mudança de Estado, está realizando uma vaquinha virtual para angariar recursos para a viagem.

Filho de uma costureira, o jovem que perdeu o pai para o câncer, tem uma história de muito comprometimento e disciplina. Tímido na infância, estudou grande parte da vida escolar no ensino público. Além de se dedicar aos estudos, desde 2020, trabalha de domingo a domingo como garçom em uma panificadora da cidade. “Eu sempre conciliei trabalho e estudo. Foram cinco anos estudando no mínimo três horas por dia de segunda a segunda”, conta o estudante que irá cursar medicina na UFPEL (Universidade Federal de Pelotas).

Segundo ele, a decisão de ser médico surgiu depois da doença que acabou tirando a vida do seu pai. “Meu pai teve câncer e pouco tempo depois comecei a me interessar pelas área médica. Quando entrei no ensino médio, meu irmão, que é engenheiro químico disse que se eu quisesse passar em medicina teria que estudar muito e, foi o que fiz”, destaca ao explicar que nesta época o irmão ajudou a pagar os custos em um colégio particular.

Após terminar o ensino médio, em 2020, Caleb passou a trabalhar na Panificadora Real como garçom. Antes, vendia doces na rua e também chegou a ajudar a mãe, Maria Nilza Machado Stábile, em uma banca de jornais.

“A geração de hoje quer o resultado para as coisas muito na hora. Você precisa aprender a gostar do processo, caso contrário, você não vai conseguir nada de grande na vida. Se você quer só a alegria do resultado, você está seguindo o caminho errado. Você precisa ter paciência e humildade para saber que Deus sabe a hora certa para as coisas”, argumenta ao destacar um pouco de sua trajetória em busca do sonho de se tornar médico.

Aprovação

Foram várias tentativas para entrar no curso de medicina, as últimas no mês de fevereiro desde ano, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que usa a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), do ano anterior, para selecionar os alunos.

Além da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas), onde foi aprovado, Caleb se inscreveu também na UFPR (Universidade Federal do Paraná), onde tinha preferência em fazer o curso, por conta de ser no no Paraná e, por fim, na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), onde também foi aprovado.

“Faço o Enem desde 2016. Como é um aprova mais conhecida, os recursos disponíveis são bem mais amplos, tanto para fazer uma prova nas universidades estaduais quanto nas federais. Além disso, também tem muito mais cursos disponíveis”, explica ao detalhar que na última prova, em 2022, somou 795,72 pontos, o que foi suficiente para que ele fosse aprovados nas duas universidades.  

Expectativas

Agora após conseguir a aprovação, Caleb espera realizar o sonho de se tomar um grande médico. segundo ele, as expectativas são as melhores possíveis. “Espero que seja um ano de muito estudo e muito aprendizado. Que eu possa crescer tanto nos estudos quanto como ser humano”, planeja.

Católico, o estudante que tem uma irmã, além do irmão engenheiro, explica que ainda não sabe qual área médica vai atuar, mas que depois de formado, pretende exercer a medicina da forma mais comprometida possível. “A função de um médico é tentar curar as pessoas. Eu via que meu pai sofria muito, então aliviar a dor também será uma de minhas metas. Além disso, quero ser um instrumento de Deus aqui na terra ajudando a salvar quantas vidas forem possível”, argumenta.

Malas prontas

Nos próximos dias Caleb deve mudar para o Rio Grande do Sul para cursar medicina. Para custear a viagem, o estudante está promovendo uma vaquinha virtual que pode ser acessada aqui. Quem quiser contribuir também pode doar qualquer valor através da chave pix (44) 99891-3030, em nome de Igor Caleb Stábile, Banco Nubank.

As aulas de Caleb devem começar em junho, mas a mudança para o Rio Grande do Sul deve acontecer já no mês de abril. “Já vi, pela internet, uma república, para morar lá, mas ainda não conheço o local nem a a cidade. Já vou para ficar”, finaliza.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.