FOTO: Arquivo Pessoal

Saúde

Morador de Umuarama vence o câncer e família comemora alta médica

Desde novembro do ano passado Raimundo Luiz do Carmo lutava contra um câncer no intestino

FOTO: Arquivo Pessoal
Morador de Umuarama vence o câncer e família comemora alta médica
Paula Damacena
OBemdito
15 de junho de 2021 10h54
Vídeo do momento em que Raimundo toca o sino da vitória:

Raimundo Luiz do Carmo, 64 anos, venceu um câncer no intestino e tocou o sino da vitória no Hospital Uopeccan em Umuarama nesta segunda-feira (13).

Desde novembro de 2020, ele lutava contra a doença. Ele foi diagnosticado com câncer no intestino, passou por cirurgia e realizou 12 sessões de quimioterapia.

‘’No começo eu sofri e lutei muito para vencer. Graças a Deus eu fui totalmente curado”, disse Raimundo.

A última consulta realizada no Hospital do Câncer em Umuarama foi nesta segunda-feira (13). Raimundo apresentou todos os exames ao médico e recebeu a boa notícia que tanto esperava.

Do lado de fora as irmãs e familiares aguardavam com uma festa em comemoração e louvor a vida. Com uma faixa em mãos e muita alegria ele foi recebido.

“Foi emocionante poder comemorar com meu irmão esta vitória na vida dele. Os pacientes e funcionários do hospital também se emocionaram”, destacou a irmã Nilda do Carmo.

Raimundo deixou um alerta às pessoas. “Quando sentir alguma coisa, algum desconforto procure rapidamente um médico. A doença quando diagnosticada precocemente tem cura”, observou Raimundo.

SOBRE O CÂNCER DE INTESTINO

O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus. Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal.

É tratável e, na maioria dos casos, curável, ao ser detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.

Estimativa de novos casos: 40.990, sendo 20.520 homens e 20.470 mulheres (2020 – INCA)

Número de mortes: 20.578; sendo 10.191 homens e 10.385 mulheres.

(Redação, com informações Instituto Nacional de Câncer)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.