Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Bolsonaro vai a velório de Elizabeth II, fala de reeleição e compara preço da gasolina

O presidente estava acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e do pastor Silas Malafaia

Foto: Chip Somodevilla/AFP
Foto: Chip Somodevilla/AFP
Bolsonaro vai a velório de Elizabeth II, fala de reeleição e compara preço da gasolina
Redação - OBemdito
Publicado em 19 de setembro de 2022 às 10h23 - Modificado em 19 de setembro de 2022 às 10h29
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

O presidente Jair Bolsonaro (PL) visitou, no último domingo (18), o caixão da rainha Elizabeth II e assinou o livro de condolências da monarca, que morreu no último dia 8. O líder do Executivo estava acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e do pastor Silas Malafaia.

Por meio do Twitter, Bolsonaro lamentou a morte da rainha e citou a visita que ela fez ao Brasil, em 1968. “Nossos sentimentos à família rainha e ao povo do Reino Unido. No Brasil, temos forte em nossa lembrança ainda sua passagem por lá, em 1968. Por tudo que ela representou para o seu país e para o mundo, o momento é de pesar e de reconhecimento de tudo que ela fez pelo mundo”, disse.

Discurso político

Durante a visita, Bolsonaro ficou hospedado na casa do embaixador do Brasil, e foi recepcionado por um grupo de apoiadores em Londres. Na sacada, o presidente fez um discurso de campanha onde afirmou que a maioria do país não aceita discutir legalização do abordo, descriminalização das drogas e a “ideologia de gênero”.

“Esse é o entendimento da grande maioria do povo brasileiro. Estive no interior de Pernambuco e a aceitação é simplesmente excepcional. Não tem como a gente não ganhar no primeiro turno”, afirmou.

Houve também um princípio de tumulto que aconteceu após a saída de Bolsonaro da casa do embaixador, quando ele se dirigia para Westminter Hall, onde visitou a câmara ardente e assinou o livro de condolências. Ele foi protagonizado por um grupo de manifestantes contra o presidente que alegavam que ele é uma “ameaça ao planeta”.

A polícia local conteve os ânimos e conseguiu controlar os dois grupos, que passaram a trocar xingamentos.

Consequências

As declarações não foram aceitas pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra as declarações preferidas pelo presidente.

O PT considera que Bolsonaro cometeu abuso de poder político e econômico pois utilizou a visita ao velório da rainha para realizar um discurso com viés político na sacada da residência oficial do embaixador brasileiro do Reino Unido. O argumento é que a legislação eleitoral proíbe atos de campanha em prédios públicos.

“É um absurdo, uma coisa inaceitável, e o jurídico da campanha de Lula está preparando uma ação contra mais esse desrespeito à Justiça Eleitoral”, disse o senador Humberto Costa (PT-PE), coordenador da campanha de Lula, ao comentar a ação em entrevista ao Broadcast Político.

Comparação de combustíveis

As polêmicas envolvendo a visita do chefe do executivo se estenderam até a questão dos combustíveis, quando, mais tarde no mesmo dia, Bolsonaro ainda comparou, em vídeo, o valor da gasolina londrina com a brasileira.

“É praticamente o dobro da média de muitos Estados do Brasil. A (nossa) gasolina é uma das mais baratas do mundo”, afirmou o candidato através de um vídeo publicado pelo filho do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), “É o governo brasileiro trabalhando por você”, conclui.

No vídeo, Bolsonaro mostra o preço cobrado em um posto de gasolina em Londres, que é de 1,61 libra por litro, equivalente a R$ 9,70. O valor faz contraponto com o preço médio da gasolina no Brasil, que está em R$ 4,97.

Todavia, é importante ressaltar que o tanque cheio consome menos de 6% do salário mínimo britânico, ao passo que no Brasil consome 22%.

Assista abaixo:

Na terça-feira (20), Bolsonaro estará em Nova York, nos Estados Unidos, para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas. Pela tradição, cabe ao presidente brasileiro fazer o discurso de abertura.

(Redação, com informações Agência Brasil e Banda B)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.