Foto: Reprodução/Hypeness
O céu noturno ficará mais encantador na noite desta quarta-feira (13), durante o evento da chamada “Lua de Cervos”. É a segunda vez no ano que a população testemunhará uma “superlua”, porém esta promete ser a maior aproximação de 2022 do satélite com a Terra.
O evento será visível em todo o Brasil das 17h42 – geralmente o horário que o sol se põe – até as 7h49 de quinta-feira (14), horário de Brasília. O evento será ainda mais bonito se for observado logo no início, de preferência em um horizonte amplo.
O nome “Lua de Cervos” é relacionado ao período em que a galhada dos animais está em fase de crescimento, compondo uma tradição da tribo indígena canadense Algoquin.
De acordo com o astrônomo Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), a superlua é resultado da união entre a fase cheia do satélite e a aproximação da órbita terrestre – que acontece pois o movimento é ligeiramente oval.
“A Lua fica mais próxima da Terra e, por isso, o disco da Lua que vemos no céu parece ficar ligeiramente maior para nós. A Lua Cheia fica também um pouco mais brilhante. Tudo isso, porque está mais próxima de nós. É como você aproximar uma bola do seu rosto e depois afastá-la. Ela vai parecer ficar maior e depois menor em tamanho”, afirma Langhi.
O último evento semelhante aconteceu no dia 14 de junho, com a chamada “Superlua de Morango”, e foi testemunhada por vários moradores de Umuarama, que inclusive eternizaram o espetáculo em fotografias.
(Redação, com informações R7)
Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)
Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica
Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…
Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama
Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia
Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família
Este site utiliza cookies
Saiba mais