Umuarama

Estabelecimentos são notificados por atender fora do horário em Umuarama

Em cumprimento aos decretos do Estado e do município, relacionados à pandemia de Covid-19, que estabelecem situação de emergência em saúde e definem medidas a serem adotadas para o enfrentamento da epidemia de infecção humana pelo novo coronavírus, a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, ao lado da Guarda Municipal de Umuarama (GMU) e a Polícia Militar, realizam fiscalizações para coibir o desrespeito às normas de segurança.

O município e a região enfrentam o pior momento da pandemia, com hospitais lotados, falta de vagas e alto índice de agravamento de pacientes, com mortes praticamente diárias, e é consenso que a situação não vai melhorar se os cuidados preventivos não forem reforçados.

Na sexta-feira (28), fiscalização resultou em duas notificações a conveniências, três orientações para lanchonetes e bar, 15 orientações para cidadãos (sobre uso de máscara e circulação em horário de restrição), rondas no alto da Avenida Paraná e outros bairros, dispersando pequenas aglomerações.

“Foi uma noite tranquila. Tudo indica que a população está mais atenta por causa da grande quantidade de casos positivos, confirmados diariamente nas últimas semanas, e tem colaborado mais com as medidas preventivas”, afirmou o coordenador da Vigilância Sanitária, Franzimar Morais.

A operação também trabalha com denúncias e reclamações, que geralmente são recebidas pela Guarda Municipal. Na quinta-feira (27), em plantão das 7h à 1h, a GMU recebeu 10 denúncias de bares abertos com aglomeração, festas em residências, lanches, mercados e bares com consumo no local, aglomerações em postos de combustíveis com venda de bebida alcoólica. Foram notificados uma pizzaria e uma lanchonete na área central, bar e lanchonetes na periferia da cidade e foram orientados vários estabelecimentos, como yakissoba, lanches, bares, espetinhos e conveniências.

Por volta das 22h20 as viaturas realizaram patrulhamento no Jardim Portugal onde foi visualizada aglomeração de pessoas que se evadiram ao perceber a presença dos agentes.

Também houve patrulhamento no alto da Av. Paraná, atrás do shopping, mas foi constatada apenas a presença de veículos dos lojistas. No Jardim Metropolitano, outro ponto de aglomerações frequentes, não foi encontrado nenhum movimento fora do comum.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

7 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

7 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

7 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

7 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

8 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais