Foto: Assessoria PMU
Em cumprimento aos decretos do Estado e do município, relacionados à pandemia de Covid-19, que estabelecem situação de emergência em saúde e definem medidas a serem adotadas para o enfrentamento da epidemia de infecção humana pelo novo coronavírus, a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, ao lado da Guarda Municipal de Umuarama (GMU) e a Polícia Militar, realizam fiscalizações para coibir o desrespeito às normas de segurança.
O município e a região enfrentam o pior momento da pandemia, com hospitais lotados, falta de vagas e alto índice de agravamento de pacientes, com mortes praticamente diárias, e é consenso que a situação não vai melhorar se os cuidados preventivos não forem reforçados.
Na sexta-feira (28), fiscalização resultou em duas notificações a conveniências, três orientações para lanchonetes e bar, 15 orientações para cidadãos (sobre uso de máscara e circulação em horário de restrição), rondas no alto da Avenida Paraná e outros bairros, dispersando pequenas aglomerações.
“Foi uma noite tranquila. Tudo indica que a população está mais atenta por causa da grande quantidade de casos positivos, confirmados diariamente nas últimas semanas, e tem colaborado mais com as medidas preventivas”, afirmou o coordenador da Vigilância Sanitária, Franzimar Morais.
A operação também trabalha com denúncias e reclamações, que geralmente são recebidas pela Guarda Municipal. Na quinta-feira (27), em plantão das 7h à 1h, a GMU recebeu 10 denúncias de bares abertos com aglomeração, festas em residências, lanches, mercados e bares com consumo no local, aglomerações em postos de combustíveis com venda de bebida alcoólica. Foram notificados uma pizzaria e uma lanchonete na área central, bar e lanchonetes na periferia da cidade e foram orientados vários estabelecimentos, como yakissoba, lanches, bares, espetinhos e conveniências.
Por volta das 22h20 as viaturas realizaram patrulhamento no Jardim Portugal onde foi visualizada aglomeração de pessoas que se evadiram ao perceber a presença dos agentes.
Também houve patrulhamento no alto da Av. Paraná, atrás do shopping, mas foi constatada apenas a presença de veículos dos lojistas. No Jardim Metropolitano, outro ponto de aglomerações frequentes, não foi encontrado nenhum movimento fora do comum.
(Assessoria PMU)
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Familiares, amigos e pessoas que conviveram com Altamiro Antonio Vieira se despedem, com profunda tristeza,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais