Umuarama

Fieis católicos retomam procissões para celebrar o Corpus Christi em Umuarama

Este é o sétimo ano que João Vives madruga para ajudar na montagem do tapete que faz parte da tradição do Corpus Christi, uma das datas mais importantes da Igreja Católica.

Vives chegou à Catedral por volta das 5 horas. Rapidamente, ele e outras dezenas de pessoas, incluindo adolescentes e jovens, iam montando as imagens emblemáticas, já com formas pré-definidas. Entre os materiais utilizados estavam serragem, borra de café, sal, areia e bisnagas de tintas de fácil limpeza.

 “Eu me sinto importante e abençoado por estar aqui, ajudando neste trabalho que tem um significado muito importante em nossos corações e na nossa igreja. E hoje é ainda mais especial, porque fazia dois anos que não tínhamos a procissão com este capricho, por causa da pandemia”, disse.

Na Diocese, cada paróquia escolheu o seu horário de missa. A da Catedral do Divino Espírito Santo, em Umuarama, foi de manhã, às 9 horas. O templo ficou lotado e a procissão atraiu centenas de pessoas. À frente estava o bispo dom João Mamede Filho.

Instituída pela igreja católica no século oitavo, o Corpus Christi é uma data comemorativa em homenagem ao sacramento da eucaristia. A expressão vem do latim e significa “corpo de Cristo”.

Para os fieis, muito mais do que as famosas procissões pelos tapetes, o Corpus Christi é um convite à reflexão sobre a obra que Jesus Cristo deixou.  “É pelo dom da fé que acreditamos no Senhor ressuscitado, vencedor da morte e do pecado”, como explicou dom Mamede em sua pregação.

Leonardo Revesso

Graduado em Direito pela Unipar, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especializando em Neurociência do Consumo pela ESPM. Tutor da Olívia, da Ludi e da Mila. Está no jornalismo há 27 anos (iniciou aos 15). No OBemdito escreve sobre política e consumo.

Recent Posts

Operação contra grupo liderado por influenciadora termina com oito prisões em Umuarama

A Operação Beverly Hills, deflagrada nesta quarta-feira (7) pela Polícia Civil do Paraná (PCPR), cumpriu…

4 minutos ago

Delegado revela detalhes de grupo que vendia cocaína por delivery em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) revelou nesta quarta-feira (7) detalhes da investigação que levou…

26 minutos ago

PCPR prende dois homens e recupera objetos furtados de residência em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante dois homens, ambos de 46 anos,…

54 minutos ago

Colégio Agrícola de Umuarama abre inscrições para alunos do ano letivo de 2027

O Colégio Agrícola Estadual de Umuarama abriu as inscrições para o ano letivo de 2027.…

1 hora ago

Flávio Bolsonaro diz que usará Congresso para mudar Constituição se for eleito

O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (6) que pretende usar a…

2 horas ago

Motorista é abordado com CNH vencida e veículo irregular em Maria Helena

Um homem de 58 anos foi abordado pela Polícia Militar durante a noite no distrito…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais