De madrugada, fieis montam tradicional tapete da procissão na Catedral de Umuarama (FOTOS: DANILO MARTINS/OBEMDITO)
Este é o sétimo ano que João Vives madruga para ajudar na montagem do tapete que faz parte da tradição do Corpus Christi, uma das datas mais importantes da Igreja Católica.
Vives chegou à Catedral por volta das 5 horas. Rapidamente, ele e outras dezenas de pessoas, incluindo adolescentes e jovens, iam montando as imagens emblemáticas, já com formas pré-definidas. Entre os materiais utilizados estavam serragem, borra de café, sal, areia e bisnagas de tintas de fácil limpeza.
“Eu me sinto importante e abençoado por estar aqui, ajudando neste trabalho que tem um significado muito importante em nossos corações e na nossa igreja. E hoje é ainda mais especial, porque fazia dois anos que não tínhamos a procissão com este capricho, por causa da pandemia”, disse.
Na Diocese, cada paróquia escolheu o seu horário de missa. A da Catedral do Divino Espírito Santo, em Umuarama, foi de manhã, às 9 horas. O templo ficou lotado e a procissão atraiu centenas de pessoas. À frente estava o bispo dom João Mamede Filho.
Instituída pela igreja católica no século oitavo, o Corpus Christi é uma data comemorativa em homenagem ao sacramento da eucaristia. A expressão vem do latim e significa “corpo de Cristo”.
Para os fieis, muito mais do que as famosas procissões pelos tapetes, o Corpus Christi é um convite à reflexão sobre a obra que Jesus Cristo deixou. “É pelo dom da fé que acreditamos no Senhor ressuscitado, vencedor da morte e do pecado”, como explicou dom Mamede em sua pregação.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais