Foto: Reuters/Andrey Rudakov
A comunidade científica ficou surpresa com os resultados de um medicamento, já aprovado pela Anvisa, que elimina o tumor de câncer colorretal em 100% dos pacientes submetidos ao tratamento com o medicamento. O amostral foi realizado com 12 pacientes e em todos os casos o tumor foi eliminado e se manteve desaparecido por mais de um ano após o experimento.
De acordo com as informações, foi aplicado localmente um anticorpo monoclonal chamado dostarlimab e os resultados foram extremamente positivos e animadores: Exames de ressonância magnética, endoscopia, toque retal e biópsia não apontaram nenhuma evidência da presença do tumor em pacientes que foram submetidos ao tratamento.
O novo estudo foi publicado domingo (5) na revista New England Journal of Medicine, e debatido no evento anual Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco, em inglês). “Durante o período médio de acompanhamento de 12 meses, nenhum paciente recebeu quimiorradioterapia e nenhum paciente foi submetido à ressecção cirúrgica”, diz o estudo.
A substância foi administrada de forma intravenosa a cada três semanas durante um período de seis meses. Atualmente, o dostarlimab é aprovado pela Anvisa para o tratamento de câncer de endométrio e não havia sido testado em outros tipos de tumores.
Segundo o oncologista Luiz Diaz Jr., que é um dos autores do trabalho, a taxa de sucesso em 100% dos casos é bastante incomum para a medicina e pode ser que o feito inédito seja um marco na história de estudos sobre o câncer.
(Redação, com informações da Exame)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais