Foto: Reuters/Andrey Rudakov

Brasil

Medicamento aprovado pela Anvisa elimina câncer em 100% dos casos

O amostral foi realizado com 12 pacientes e em todos os casos o tumor colorretal foi eliminado

Foto: Reuters/Andrey Rudakov
Medicamento aprovado pela Anvisa elimina câncer em 100% dos casos
Redação
OBemdito
14 de junho de 2022 14h52

A comunidade científica ficou surpresa com os resultados de um medicamento, já aprovado pela Anvisa, que elimina o tumor de câncer colorretal em 100% dos pacientes submetidos ao tratamento com o medicamento. O amostral foi realizado com 12 pacientes e em todos os casos o tumor foi eliminado e se manteve desaparecido por mais de um ano após o experimento.

De acordo com as informações, foi aplicado localmente um anticorpo monoclonal chamado dostarlimab e os resultados foram extremamente positivos e animadores: Exames de ressonância magnética, endoscopia, toque retal e biópsia não apontaram nenhuma evidência da presença do tumor em pacientes que foram submetidos ao tratamento.

O novo estudo foi publicado domingo (5) na revista New England Journal of Medicine, e debatido no evento anual Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco, em inglês).  “Durante o período médio de acompanhamento de 12 meses, nenhum paciente recebeu quimiorradioterapia e nenhum paciente foi submetido à ressecção cirúrgica”, diz o estudo.

A substância foi administrada de forma intravenosa a cada três semanas durante um período de seis meses. Atualmente, o dostarlimab é aprovado pela Anvisa para o tratamento de câncer de endométrio e não havia sido testado em outros tipos de tumores.

Segundo o oncologista Luiz Diaz Jr., que é um dos autores do trabalho, a taxa de sucesso em 100% dos casos é bastante incomum para a medicina e pode ser que o feito inédito seja um marco na história de estudos sobre o câncer.

(Redação, com informações da Exame)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.