Umuarama

Assistentes Sociais promovem campanha para impulsionar a doação de sangue

A Secretaria Municipal de Assistência Social lançou nesta sexta-feira (10) a campanha Assistência Social em Doação, uma ação alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue que é comemorado no próximo dia 14. A ação foi apresentada durante capacitação oferecida pelo município aos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no anfiteatro da Prefeitura.

Dois períodos foram preparados para as doações de sangue. “Abrimos agenda nos dias 13, 14, 15 próximos para os servidores municipais e dias 20, 21 e 22 de junho para os representantes das entidades que integram o conselho”, informou a secretária municipal da Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana.

“Queremos unir forças em uma ação para salvar vidas, retribuindo à sociedade um pouco da solidariedade que recebemos nas diversas campanhas realizadas em benefício de famílias e pessoas vulneráveis. Por isso, conto com a colaboração de todos os servidores da nossa pasta – que estejam em condições de doar sangue – e também dos parceiros da rede de proteção à criança e ao adolescente”, solicitou a secretária.

A capacitação realizada nesta sexta abordou os aspectos legais da atuação dos conselheiros, dentro do CMDCA. A pedagoga Paula Bortolozo e a assistente social Suzana Medeiros explicaram que as políticas para a criança e do adolescente devem ser concebidas e executadas conforme a legislação, obedecendo às normas legais.

“O conselheiro não pode fazer o que bem entende, ou o que julga correto. É preciso observar a lei e seguir as normas”, disse Suzana.

Ao preparar a palestra, as facilitadoras consultaram o que diz a legislação municipal em relação ao CMDCA. “Cada município tem suas características, sua estrutura e sua realidade.

E Umuarama tem tudo bem delimitado na lei municipal 4.069/2015, que dispõe sobre a política municipal de atendimento aos direitos da criança e do adolescente, estabelece normas para sua adequada aplicação em consonância com as linhas e diretrizes da Lei Federal 8069/1990 e suas alterações.

O atendimento aos direitos da criança e do adolescente em Umuarama envolve um conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais caracterizadas como espaços públicos, assegurando tratamento com dignidade e respeito à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

13 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

14 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

15 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

16 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

18 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

19 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais