Umuarama

Assistentes Sociais promovem campanha para impulsionar a doação de sangue

A Secretaria Municipal de Assistência Social lançou nesta sexta-feira (10) a campanha Assistência Social em Doação, uma ação alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue que é comemorado no próximo dia 14. A ação foi apresentada durante capacitação oferecida pelo município aos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no anfiteatro da Prefeitura.

Dois períodos foram preparados para as doações de sangue. “Abrimos agenda nos dias 13, 14, 15 próximos para os servidores municipais e dias 20, 21 e 22 de junho para os representantes das entidades que integram o conselho”, informou a secretária municipal da Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana.

“Queremos unir forças em uma ação para salvar vidas, retribuindo à sociedade um pouco da solidariedade que recebemos nas diversas campanhas realizadas em benefício de famílias e pessoas vulneráveis. Por isso, conto com a colaboração de todos os servidores da nossa pasta – que estejam em condições de doar sangue – e também dos parceiros da rede de proteção à criança e ao adolescente”, solicitou a secretária.

A capacitação realizada nesta sexta abordou os aspectos legais da atuação dos conselheiros, dentro do CMDCA. A pedagoga Paula Bortolozo e a assistente social Suzana Medeiros explicaram que as políticas para a criança e do adolescente devem ser concebidas e executadas conforme a legislação, obedecendo às normas legais.

“O conselheiro não pode fazer o que bem entende, ou o que julga correto. É preciso observar a lei e seguir as normas”, disse Suzana.

Ao preparar a palestra, as facilitadoras consultaram o que diz a legislação municipal em relação ao CMDCA. “Cada município tem suas características, sua estrutura e sua realidade.

E Umuarama tem tudo bem delimitado na lei municipal 4.069/2015, que dispõe sobre a política municipal de atendimento aos direitos da criança e do adolescente, estabelece normas para sua adequada aplicação em consonância com as linhas e diretrizes da Lei Federal 8069/1990 e suas alterações.

O atendimento aos direitos da criança e do adolescente em Umuarama envolve um conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais caracterizadas como espaços públicos, assegurando tratamento com dignidade e respeito à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Redação

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

7 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

8 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

8 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

8 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

8 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais