Foto: Prefeitura de Umuarama
Exatamente 3.850 quilos de equipamentos eletroeletrônicos foram arrecadados durante a campanha E-Lixo, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente nesta quinta-feira (9) no espaço Feira do Produtor. Neste ano, apesar da forte chuva que caiu sobre a cidade durante quase todo o dia, foi recebida uma tonelada a mais que no ano passado.
A destinação correta do lixo eletrônico é realizada na cidade desde 2011 e, nesse período de 11 anos, quase 140 toneladas já foram coletadas em operações especiais com esta.
“Computadores, teclados, monitores, televisores (de tubo e de tela plana), ventiladores, impressoras, telefones, aparelhos de fax, cabos, multifuncionais e videogames foram entregues aos voluntários que trabalharam na campanha. A cultura do descarte correto desses inservíveis já está internalizada nos umuaramenses”, comenta Rubens Sampaio, secretário municipal de Meio Ambiente.
Paralelamente à arrecadação de eletrônicos já obsoletos, a campanha aproveitou para receber também lâmpadas e pilhas – só nesta edição foram arrecadados 48 quilos de baterias e pilhas, produtos que contêm elementos químicos pesados e prejudiciais ao meio ambiente, como chumbo, óxido de chumbo, cádmio, óxido de nível e lítio, por exemplo. “A natureza agradece e toda a sociedade é beneficiada com nossas campanhas”, pontua Sampaio.
Fernanda Periard Mantovani, chefe da divisão de Controle Ambiental, detalha que diversos materiais aparentemente inúteis, serão aproveitados e reaproveitados em projetos desenvolvidos por entidades parceiras, como escolas e universidades. “Peças de computadores, por exemplo, serão utilizados em oficinas educacionais e práticas educativas na UniAlfa, Unipar (Universidade Paranaense) e no IFPR (Instituto Federal do Paraná)”, relata.
Ela acrescenta que após uma seleção minuciosa, realizada no Aterro Sanitário Municipal, tudo o que for comprovadamente classificado como resíduo inservível será destinado para reciclagem pela Cooperuma (Cooperativa dos Trabalhadores e Prestadores de Serviços da Reciclagem de Resíduos Sólidos de Umuarama).
“Vale destacar que o sucesso da campanha E-Lixo só é possível – e melhora a cada ano – devido às parcerias que a administração municipal tem com o Sescap, rede de supermercados Planalto, Sesc e Sanepar”, afirma.
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
Este site utiliza cookies
Saiba mais