Foto: Movimento Saúde
O corre-corre foi intenso na última segunda-feira (6), quando o Hospital Nossa Senhora Aparecida retomou oficialmente todos os atendimentos aos pacientes do SUS, assumindo o Plantão de Traumas para os municípios da 12ª Regional de Saúde, de acordo com a distribuição da Central de Regulação de Leitos da Macorregião Noroeste.
Em 24 horas, foram realizados 82 atendimentos e procedimentos ambulatoriais. Até as 7 horas desta terça-feira (7), constavam 25 pacientes internados, sendo 15 em enfermarias SUS, 05 em leitos de UTI adulto, 03 em leitos particulares e 02 de convênios.
O Hospital não recebia novos pacientes para internação e não realizava procedimentos desde o dia 20 de maio, por determinação do Ministério Público*. De acordo com o diretor superintendente do Nossa Senhora, Dr. Luis Carlos Denerusson (CRM 4232), todas as exigências foram cumpridas e a instituição se antecipou para demandas futuras.
“Estamos muito felizes em voltar a atender a população de Umuarama e região. Nosso objetivo é prestar um serviço cada vez melhor e contribuir para saúde da nossa região”, reiterou o médico.
Durante o período de interdição melhorias foram realizadas em todos os setores e as equipes assistenciais passaram por atualizações e treinamentos. “O Nossa Senhora faz parte da história de Umuarama e está no coração dos umuaramenses. São 52 anos de trabalho dedicados prioritariamente à saúde pública e, ainda há muito pela frente”, concluiu.
O HOSPITAL
O Hospital Nossa Senhora Aparecida é credenciado em alta complexidade em Urgência e Emergência, Cirurgia Cardíaca, Hemodinâmica e Cirurgia Bariátrica, através do SUS . Conta com 110 leitos no total. Desses 73 leitos são de enfermaria SUS e 13 UTIs adulto, sendo 03 coronarianas – para pacientes cardíacos. São oito salas cirúrgicas, todas equipadas para procedimentos de alta complexidade.
A INTERDIÇÃO
O Hospital Nossa Senhora Aparecida foi interditado no dia 20 de maio, por decisão da 4ª Promotoria de Justiça de Umuarama, através do Ministério Público do Paraná, que solicitou mudanças e melhorias em algumas estruturas apontadas em inspeções da vigilância em Saúde e ordenou o bloqueio das atividades da instituição.
Após 12 dias de obras e readequações, nova vistoria da Vigilância em Saúde de Umuarama realizada na quarta-feira (1), constatou que todas as mudanças solicitadas foram realizadas. Na última sexta-feira (3), após assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta entre o Hospital e a Promotoria, os serviços foram liberados.
SUPERLOTAÇÃO
A demanda por leitos na região é intensa e a situação se agravou durante o período de interdição do Hospital Nossa Senhora. A ocupação de leitos de UTI nos demais serviços hospitalares que atendem Umuarama e região chegou ao limite e uma fila de espera se formou, impactando toda a Macrorregião Noroeste
(Assessoria)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais