A médica dermatologista Gláucia Rodrigues, da Clínica Vivere, em Umuarama / FOTO: DIVULGAÇÃO
O cabelo costuma ser uma das principais vaidades do ser humano. A maioria das pessoas se preocupa em deixá-lo esteticamente agradável, até porque, isso incide na autoestima e diz muito sobre a personalidade do indivíduo.
Alguns mudam o corte costumeiramente, outros a tonalidade; uns alisam, outros enrolam. Diante de todas as mudanças, como cuidar da saúde dos fios? OBemdito buscou respostas com a médica dermatologista Gláucia Rodrigues.
Os principais problemas relacionados ao cabelo são os que envolvem a queda dos fios. Nesse sentido, atualmente as principais causas da perda são a calvície e o eflúvio telógeno, que ocorre geralmente por estresse agudo.
Outra situação que hoje em dia também é comum é a queda frequente dos fios após o período de infecção pelo coronavírus. Pessoas acometidas pela doença relatam que muitos fios começaram a cair após semanas e até meses depois de contraíram o vírus.
“O eflúvio telógeno ocorre tanto pelo estresse da pandemia como por uma consequência da própria infecção pela Covid-19”, destaca a doutora Gláucia. A queda frequente dos fios também pode estar relacionada às causas genéticas.
Nesse sentido, a indicação da dermatologista é que se busque um médico logo no início do problema, a fim de procurar identificar causas e realizar o tratamento o mais rápido possível.
Dicas para um cabelo saudável e bonito
Segundo Gláucia Rodrigues, as principais recomendações para manter o cabelo bonito e saudável são lavagens apropriadas, utilização correta do xampu, do condicionador e do secador.
“O ideal é aplicar o xampu apenas nas raízes, não esfregar nas pontas dos fios. Evitar lavar com água muito quente, preferir morna. Usar corretamente o condicionador. Eu oriento aplicar da orelha para baixo. E também não secar com o secador muito próximo dos fios”, indica a dermatologista.
A médica também orienta a evitar chás, frutas, óleos e demais alimentos no cabelo, “pois eles não foram refinados para que os fios tirem proveito das substâncias benéficas”. A orientação de Gláucia é que as pessoas prefiram produtos próprios para os fios. “Defendo muito o óleo de coco, acho fantástico, mas, devemos usar o óleo de coco destinado a cosmética capilar”.
Os produtos que a dermatologista considera fundamentais para manter o cabelo saudável são xampu, condicionador, máscaras hidratantes e protetor térmico.
Além da utilização frequente desses produtos, a médica também afirma que para o crescimento de fios fortes é necessária uma boa alimentação, evitar química excessiva, lavar conforme a frequência que couro cabeludo exige, manter uma boa hidratação dos fios, evitar danos térmicos e cuidado ao pentear os fios para diminuir o risco de quebra.
Alguns problemas hormonais podem aumentar a oleosidadedo couro cabeludo, mas, na maioria das pessoas, a oleosidade é uma determinação genética.
A recomendação de Gláucia, nesse caso, é para que cada um lave o cabelo de acordo com a sua própria necessidade. “Peço sempre para evitar deixar os cabelos oleosos. Se precisar lavar todos os dias, não tem problema”, destaca Gláucia.
O couro cabeludo pode ser seco devido às condições genéticas também. Isso dependerá da atividade da glândula sebácea de cada um.
Segundo a médica, os fios secos ou ressecados são consequências de danos aos fios causados por uso de produtos inadequados, dano térmico, uso de químicas agressivas e falta de cuidado no momento de pentear o cabelo.
A dica dada pelo profissional, nesse caso, é investir em uma boa hidratação, que pode ser feita semanalmente.
“O cabelo diz muito sobre uma pessoa. As cores, linhas e formas dos fios expressam diversos aspectos da personalidade e do estilo de vida de cada um. Nosso cabelo nos representa e merece nossa atenção e nosso carinho”, finaliza a médica.
SERVIÇO
Médica dermatologista, Glaucia Rodrigues – CRM-PR 18768. Atende na Clínica Vivere – AV. Ângelo Moreira da Fonseca, 3540, Umuarama-PR. Telefone: (44) 3622-3800.
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
Este site utiliza cookies
Saiba mais