A médica dermatologista Gláucia Rodrigues, da Clínica Vivere, em Umuarama / FOTO: DIVULGAÇÃO

Saúde

Saúde dos fios: dermatologista dá dicas de como cuidar do cabelo

A médica dermatologista Gláucia Rodrigues, da Clínica Vivere, em Umuarama / FOTO: DIVULGAÇÃO
Saúde dos fios: dermatologista dá dicas de como cuidar do cabelo
Redação
OBemdito
26 de maio de 2021 18h47

O cabelo costuma ser uma das principais vaidades do ser humano. A maioria das pessoas se preocupa em deixá-lo esteticamente agradável, até porque, isso incide na autoestima e diz muito sobre a personalidade do indivíduo.

Alguns mudam o corte costumeiramente, outros a tonalidade; uns alisam, outros enrolam. Diante de todas as mudanças, como cuidar da saúde dos fios? OBemdito buscou respostas com a médica dermatologista Gláucia Rodrigues.

Os principais problemas relacionados ao cabelo são os que envolvem a queda dos fios. Nesse sentido, atualmente as principais causas da perda são a calvície e o eflúvio telógeno, que ocorre geralmente por estresse agudo. 

Outra situação que hoje em dia também é comum é a queda frequente dos fios após o período de infecção pelo coronavírus. Pessoas acometidas pela doença relatam que muitos fios começaram a cair após semanas e até meses depois de contraíram o vírus. 

“O eflúvio telógeno ocorre tanto pelo estresse da pandemia como por uma consequência da própria infecção pela Covid-19”, destaca a doutora Gláucia. A queda frequente dos fios também pode estar relacionada às causas genéticas. 

Nesse sentido, a indicação da dermatologista é que se busque um médico logo no início do problema, a fim de procurar identificar causas e realizar o tratamento o mais rápido possível.

Dicas para um cabelo saudável e bonito

Segundo Gláucia Rodrigues, as principais recomendações para manter o cabelo bonito e saudável são lavagens apropriadas, utilização correta do xampu, do condicionador e do secador. 

“O ideal é aplicar o xampu apenas nas raízes, não esfregar nas pontas dos fios. Evitar lavar com água muito quente, preferir morna. Usar corretamente o condicionador. Eu oriento aplicar da orelha para baixo. E também não secar com o secador muito próximo dos fios”, indica a dermatologista. 

Cuidado com o que você passa no cabelo

A médica também orienta a evitar chás, frutas, óleos e demais alimentos no cabelo, “pois eles não foram refinados para que os fios tirem proveito das substâncias benéficas”. A orientação de Gláucia é que as pessoas prefiram produtos próprios para os fios. “Defendo muito o óleo de coco, acho fantástico, mas, devemos usar o óleo de coco destinado a cosmética capilar”.

Os produtos que a dermatologista considera fundamentais para manter o cabelo saudável são xampu, condicionador, máscaras hidratantes e protetor térmico. 

Além da utilização frequente desses produtos, a médica também afirma que para o crescimento de fios fortes é necessária uma boa alimentação, evitar química excessiva, lavar conforme a frequência que couro cabeludo exige, manter uma boa hidratação dos fios, evitar danos térmicos e cuidado ao pentear os fios para diminuir o risco de quebra. 

Cuidados com cabelos oleosos ou secos

Alguns problemas hormonais podem aumentar a oleosidadedo couro cabeludo, mas, na maioria das pessoas, a oleosidade é uma determinação genética. 

A recomendação de Gláucia, nesse caso, é para que cada um lave o cabelo de acordo com a sua própria necessidade.  “Peço sempre para evitar deixar os cabelos oleosos. Se precisar lavar todos os dias, não tem problema”, destaca Gláucia.

O couro cabeludo pode ser seco devido às condições genéticas também. Isso dependerá da atividade da glândula sebácea de cada um. 

Segundo a médica, os fios secos ou ressecados são consequências de danos aos fios causados por uso de produtos inadequados, dano térmico, uso de químicas agressivas e falta de cuidado no momento de pentear o cabelo. 

A dica dada pelo profissional, nesse caso, é investir em uma boa hidratação, que pode ser feita semanalmente.

“O cabelo diz muito sobre uma pessoa. As cores, linhas e formas dos fios expressam diversos aspectos da personalidade e do estilo de vida de cada um. Nosso cabelo nos representa e merece nossa atenção e nosso carinho”, finaliza a médica.

SERVIÇO

Médica dermatologista, Glaucia Rodrigues – CRM-PR 18768. Atende na Clínica Vivere – AV. Ângelo Moreira da Fonseca, 3540, Umuarama-PR. Telefone: (44) 3622-3800. 

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.