Foto: iG Saúde
Autoridades sanitárias estão monitorando o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos em território nacional. De acordo com informações do GLOBO, trata-se de um homem que chegou ao Brasil vindo de Portugal no último dia 10 e começou a manifestar os sintomas da doença no dia 13.
O CIEVS Nacional (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) emitiu a notificação. Nela consta que inicialmente o paciente apresentou quadro de dores de cabeça, aumento dos gânglios linfáticos e febre no dia 13. Entretanto, no dia 20 a situação acabou evoluindo para as lesões na pele características da doença.
Uma nova consulta será realizada nesta segunda-feira (30) para coleta de material que será enviado para análise que definirá se o vírus de fato é o monkeypox.
As informações são de que os sintomas foram sentidos cerca de três dias após a chegada do paciente ao Brasil. Cerca de uma semana depois, ele começou a sentir calafrios, fraqueza física e o sinais na pela características da varíola dos macacos por todo o corpo.
De acordo com o geneticista Salmo Raskin, “O mais importante agora é investigar para descobrir se é ou não. Para isso, é utilizado uma técnica chamada de PCR, a mesma do teste para a Covid-19. São coletadas amostras das feridas da pele, que são infectantes, e é verificado se o vírus da varíola dos macacos está presente ali”.
Atualmente, mais de vinte países por todo o globo já registraram casos da doença. Em especial na Europa, onde 70% dos casos se concentram na Espanha, Reino Unido e Portugal. Fora da Europa, a doença também ocorreu na Argentina, México, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Israel e Emirados Árabes Unidos.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, através da chefe do Departamento de Doenças Pandêmicas e Epidemiológicas, Sylvie Brand, que “se tomarmos as medidas certas agora, podemos conter o surto”, em países onde a doença ainda não é categorizada como endêmica.
(Redação, com informações iG Saúde)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais