Foto: Secretaria Municipal de Agricultura
Hortaliças, alface, almeirão e couve são os cultivos mais afetados, a geada também deverá comprometer a pastagem do gado para corte e produção de leite
A chegada do período de inverno e a previsão de geadas a partir desta quarta-feira (18) no Paraná deve afetar a agricultura em Umuarama e região. Os agricultores que plantam hortaliças e também os produtores de leite deverão ser os mais afetados.
Isso porque o frio pode resultar em produtos com menor qualidade e ainda mais caros do que já estão. É o caso do tomate e do café, por exemplo, que tiveram aumento de 100% nos últimos meses. A oferta do legume já vem sendo prejudicada desde o começo da pandemia com a redução da área de plantio.
Em Umuarama, alface, almeirão e couve devem ser as mais afetadas com a geada. “Os preços, que já estão altos devido ao insumo importado dos países em conflito, poderão ficar 20% mais caros”, calcula o secretário municipal de Agricultura e Pecuária de Umuarama, Cleverson Alvarenga.
A produção do gado para corte e leite também aparece na lista de atividades afetadas pelo frio. Isso porque a geada queima todo o pasto reduzindo a alimentação do gado. “As baixas temperaturas alteram bastante o ritmo de produção da carne e do leite”, aponta.
Ações para diminuir os impactos
Umuarama é uma das poucas cidades brasileiras que ainda mantem em vigor o Decreto de Estiagem. A estiagem do ano passado levou a quebra da produção agrícola, gerando grandes prejuízos econômicos nas áreas rurais, inclusive com desabastecimento de água para os animais.
Uma das ações da Secretaria de Agricultura e Pecuária para ajudar os produtores rurais é o apoio na colheita da silagem, processo de plantio do alimento para fornecer ao gado por um longo período. “Estamos trabalhando propriedades de Lovat e na semana que vem vamos para Serra dos Dourados”, comenta Alvarenga.
A silagem faz parte do Programa Porteira Adentro, que oferece a comunidade rural o suporte de maquinário – trator, pá carregadeira, vagão e triturador – para colher e transportar o plantio do silo com custo 100% menor.
Em outra ação social, a Agricultura de Umuarama irá distribuir 4.500 mil cestas básicas, 1,5 mil por mês, para atender 300 produtores que tiveram prejuízos econômicos com a estiagem. O restante dos alimentos será entregue a famílias em condição de vulnerabilidade social.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais