Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Marcos de Oliveira Publisher do OBemdito

Geada deve afetar produção agrícola e pecuária de Umuarama

Hortaliças, alface, almeirão e couve são os cultivos mais afetados, a geada também deverá comprometer a pastagem do gado para […]

Foto: Secretaria Municipal de Agricultura
Foto: Secretaria Municipal de Agricultura
Geada deve afetar produção agrícola e pecuária de Umuarama
Marcos de Oliveira - OBemdito
Publicado em 17 de maio de 2022 às 19h50 - Modificado em 17 de maio de 2022 às 19h50
Gastro Umuarama

Hortaliças, alface, almeirão e couve são os cultivos mais afetados, a geada também deverá comprometer a pastagem do gado para corte e produção de leite

A chegada do período de inverno e a previsão de geadas a partir desta quarta-feira (18) no Paraná deve afetar a agricultura em Umuarama e região. Os agricultores que plantam hortaliças e também os produtores de leite deverão ser os mais afetados.

Isso porque o frio pode resultar em produtos com menor qualidade e ainda mais caros do que já estão. É o caso do tomate e do café, por exemplo, que tiveram aumento de 100% nos últimos meses. A oferta do legume já vem sendo prejudicada desde o começo da pandemia com a redução da área de plantio.

Em Umuarama, alface, almeirão e couve devem ser as mais afetadas com a geada. “Os preços, que já estão altos devido ao insumo importado dos países em conflito, poderão ficar 20% mais caros”, calcula o secretário municipal de Agricultura e Pecuária de Umuarama, Cleverson Alvarenga.

A produção do gado para corte e leite também aparece na lista de atividades afetadas pelo frio. Isso porque a geada queima todo o pasto reduzindo a alimentação do gado. “As baixas temperaturas alteram bastante o ritmo de produção da carne e do leite”, aponta.

Ações para diminuir os impactos

Umuarama é uma das poucas cidades brasileiras que ainda mantem em vigor o Decreto de Estiagem. A estiagem do ano passado levou a quebra da produção agrícola, gerando grandes prejuízos econômicos nas áreas rurais, inclusive com desabastecimento de água para os animais.

Uma das ações da Secretaria de Agricultura e Pecuária para ajudar os produtores rurais é o apoio na colheita da silagem, processo de plantio do alimento para fornecer ao gado por um longo período. “Estamos trabalhando propriedades de Lovat e na semana que vem vamos para Serra dos Dourados”, comenta Alvarenga.

A silagem faz parte do Programa Porteira Adentro, que oferece a comunidade rural o suporte de maquinário – trator, pá carregadeira, vagão e triturador –  para colher e transportar o plantio do silo com custo 100% menor.

Em outra ação social, a Agricultura de Umuarama irá distribuir 4.500 mil cestas básicas, 1,5 mil por mês, para atender 300 produtores que tiveram prejuízos econômicos com a estiagem. O restante dos alimentos será entregue a famílias em condição de vulnerabilidade social.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.