Foto: Danilo Martins/Obemdito
Com a meta de chegar a 2 mil associados (hoje são cerca de 1.300) até o fim da sua gestão, que iniciará nas próximas semanas, o empresário Miguel Fuentes Romero Neto, presidente eleito da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) recebeu a reportagem do OBemdito na manhã desta quarta-feira (11). Ele falou sobre as principais ações para o triênio à frente da entidade e das ações e os desafios para ajudar o comércio varejista a estimular as vendas no pós-pandemia.
OBemdito: Como a Aciu planeja ajudar os lojistas na retomada das vendas diante da crise econômica com a constante alta do preço dos combustíveis e a migração do consumidor para internet?
Miguel Fuentes Romero Neto: Acredito que o consumo acontece por três vertentes: necessidade, impulso e provocação. Vamos trabalhar para que o comerciante de Umuarama crie esse ambiente e provoque o consumidor. Isso pode ser feito de várias maneiras. O que não podemos aceitar é que uma cidade como a nossa compre tanto fora e até do país. Estamos saindo de uma pandemia, onde as pessoas ficaram dentro de casa e isso influenciou no comportamento de compra. Temos que reverter isso. O último estudo feito no Paraná mostrou que 89% do consumo migrou para o e-commerce. Precisamos trazer de volta esse consumidor.
OBemdito: Quando a pessoa sai de casa para ir às compras no comércio de Umuarama um dos problemas observados é a falta de estacionamento. Existe alguma discussão com o Poder Público nesse sentido?
Miguel: O estacionamento é assunto discutido há mais de dois anos. É um tema que me incomoda pessoalmente, inclusive. Infelizmente, a Aciu não tem poder de decisão e nem de ação para resolver o problema.
OBemdito: E como sua gestão pretende tratar a questão do estacionamento?
Miguel: Nós vamos levar ao chefe do Poder Executivo, prefeito Hermes Pimentel, com quem temos uma excelente relação. Pimentel já disse uma vez que acredita que o desenvolvimento do comércio e da indústria melhora a arrecadação e ajuda no crescimento da cidade. A ideia da nova diretoria da Aciu é levar a ele (prefeito) sugestões para colocar em prática e solucionar ou minimizar as reclamações sobre a falta de estacionamento. Já levamos propostas que foram acatadas, uma delas é a faixa verde que vem sendo fiscalizada pelos órgãos de trânsito do município, justamente, para garantir a rotatividade e dê espaço para o cliente, nosso maior patrimônio. Um grande empreendimento sem cliente ele não é nada!
OBemdito: Os empresários também têm culpa na falta de estacionamento?
Miguel: Precisamos fazer um trabalho boca a boca, de conscientização, para que melhore. Resolver, impossível, porque se trata de comportamento. E romper o comportamento é complicado. Como mudar isso da noite para o dia. Como convencer seu funcionário que ele não pode estacionar na frente da loja, se ele vê o outro, da loja da frente, estacionando.
OBemdito: Quais as vantagens do empresário se filiar a Aciu?
Miguel: Quando nós vamos entregar um orçamento de venda para um cliente nós apresentamos a ele a proposta. É isso que queremos. Nos primeiros seis meses da nossa gestão, vamos capacitar uma pessoa que faça o trabalho de ir até quem já é associado e também quem passará a ser associado, fazendo uma visita para apresentar os serviços da entidade, incluindo os mais de 30 convênios. A maioria não conhece os serviços que a Aciu oferece hoje. A nossa meta é entregar o mandato daqui a três anos com 2 mil associados.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais