Paraná

Em Maringá, Bolsonaro volta a atacar governadores e política de preços da Petrobras

O presidente Jair Bolsonaro esteve Maringá na tarde desta quarta-feira (11). Ele participou de uma motociata (passeio de moto) do aeroporto da cidade até o parque de exposições Francisco Feio Ribeiro, onde visitou a 48a Expoingá.

Em discurso para milhares de pessoas, Bolsonaro voltou a culpar os governadores pela atual situação econômica do país e minimizou os efeitos da inflação e da alta dos combustíveis.

“O mundo todo vem sofrendo com o aumento de (preço de) combustíveis e também com o aumento (do preço) de alimentos. Apesar da inflação estar alta no Brasil, bem como a questão dos combustíveis, na nossa terra os efeitos são menores. Dizer a vocês que isso que nós passamos no momento é fruto de uma política equivocada, adotada por muitos governadores por ocasião da pandemia. Foi aquela máxima: ‘fique em casa que a economia a gente depois”, disse.

Para o presidente, o mau momento econômico está passando, apesar da guerra da Ucrânia, que traz efeitos negativos para todo o mundo. “Também vivemos as consequências de uma guerra a dez mil quilômetros daqui. O mundo todo está conectado”.

A visita de Bolsonaro a Maringá acontece no mesmo dia em que ele demitiu Bento Albuquerque do Ministério das Minas e Energia e nomeou para a pasta Adolfo Sachsida, que era da equipe de Paulo Guedes, na economia.

A demissão seria uma resposta do presidente ao novo aumento de preço do diesel nas refinarias, que entrou em vigor nesta quarta-feira. Para os críticos a Bolsonaro, a retirada de Albuquerque de cena é uma tentativa de conter a insatisfação dos motoristas, principalmente os caminhoneiros, que até aqui vêm sendo fieis apoiadores do presidente.

Ao parar para atender jornalistas, já no final da visita, o presidente afirmou ser favorável que a Petrobras e outras petroleiras do mundo reduzam as margens de lucro. “Está todo mundo sofrendo. Não justifica o preço que está. O Brasil pode quebrar se a Petrobras continuar agindo dessa maneira. Não tenho o poder de mexer no preço do combustível, lamento”, repetiu, em Maringá.

Na Expoingá, o presidente assinou o contrato que prevê investimento de R$ 253 milhões para a obra do Contorno Sul Metropolitano. O contorno, na BR-376, será entre os km 165 e 189 (13,8 km).

Cada sorriso é um flash

Algo marcante na visita de Bolsonaro à Expoingá foi o esforço de alguns políticos para fazer foto com o presidente. São homens e mulheres com ou sem mandato, que pretendem disputar a eleição (ou reeleição) em outubro. O caminho mais usado para chegar ao chefe do Executivo federal foi o deputado federal Ricardo Barros, maringaense que é líder do governo na Câmara.

Bolsonaro entrou no meio do público na chegada ao parque de exposições. A aglomeração lembrou o 6 de setembro de 2018, quando o então candidato à Presidência foi esfaqueado.

Leonardo Revesso

Graduado em Direito pela Unipar, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especializando em Neurociência do Consumo pela ESPM. Tutor da Olívia, da Ludi e da Mila. Está no jornalismo há 27 anos (iniciou aos 15). No OBemdito escreve sobre política e consumo.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

11 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

11 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

11 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

12 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

12 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais