Foto: Prefeitura de Umuarama
Imagens raras dos índios xetá, capturadas e registradas pelo antropólogo português José Loureiro Ascensão Fernandes (1907-1977) em expedição à região antes da fundação de Umuarama, fazem parte da exposição “Memória Xetá”, aberta nesta semana e em cartaz até o dia 19 de maio no hall de entrada do Centro Cultural Vera Schubert, com visitação gratuita.
Além de fotos, documentos e outras peças referenciais, a mostra tem também materiais registrados pelo cinotécnico austro-húngaro Vladimir Kozák (1897-1979) que, assim como Fernandes, esteve em Umuarama em expedição coordenada pela Universidade Federal do Paraná. “Tais registros históricos são de grande valor para nossa cidade e esta exposição seguramente é muito representativa para resgate de nossa própria identidade sociocultural”, observa o chefe da divisão de eventos da Fundação Cultural, Rodrigo Fernandes Pereira, responsável pela exposição.
Rosana Palhoto Dias, diretora da Fundação Cultural, destaca que a mostra une-se à parte da exposição pelo Jubileu de Pérola do Umuaraminha, símbolo oficial do município desde 1990 e responsável por carregar e difundir a mensagem xetá durante sua trajetória. “Olhando para o passado, reconhecemo-nos como cidadãos responsáveis pelo curso da nossa história. A dívida do extermínio xetá não é diretamente nossa, mas a herdamos”, pontua.
O prefeito Hermes Pimentel, assim como todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, prestigiou a exposição e destacou a importância da realização de trabalhos assim, que promovem a identidade cultural de Umuarama. “Nossa intenção é abrir espaço para que, no decorrer do ano, aconteçam exposições capazes de representar nossa história, nossa cultura”, afirmou.
SERVIÇO – EXPOSIÇÃO ‘MEMÓRIA XETÁ’ – Data: de 19 de abril a 19 de maio de 2022 – Horário: de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30 – Local: Centro Cultural Vera Schubert – Av. Rio Branco n° 3633 – ao lado da Prefeitura de Umuarama.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais