Umuarama

Procon Umuarama notifica Sanepar sobre possível contaminação da água da cidade

O portal de notícias independente Repórter Brasil veiculou material jornalístico, chamado ‘Mapa da Água’, em que estudou e apontou possíveis indícios de contaminação da água consumida pela população de Umuarama.

De acordo com o material, na água distribuída pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) haveria “substâncias inorgânicas e subprodutos de desinfecção”, tornando-a imprópria para consumo. Diante do fato, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama abriu um Termo de Investigação Preliminar para apurar as afirmações.

Além do termo de investigação contra a Sanepar, o Procon também enviou ofício ao escritório regional do Instituto Água e Terra – IAT abordando os resultados indicados no estudo do Mapa da Água. Segundo a matéria divulgada na segunda-feira (7), diversos municípios da região Noroeste estariam com o mesmo problema de Umuarama.

“São informações gravíssimas. A essencialidade do serviço de abastecimento de água, somada à necessidade de que sejam observados os padrões de qualidade da água para consumo humano, fez com que o Procon instaurasse esse Procedimento de Investigação Preliminar, com base no disposto no art. 33, §1º, do Decreto Federal 2.181/97, para apurar a verdade dos fatos”, relatou o secretário.

Segundo o Mapa da Água, entre 2018 e 2020, na água de Umuarama foram detectadas três substâncias com índices acima do limite de segurança, sendo uma delas – o arsênio – com maior risco de gerar doenças crônicas, como o câncer.

“O estudo apontou presença de arsênio, classificado como cancerígeno para humanos. O ácido arsênico e o trióxido de arsênio, dois compostos inorgânicos desse elemento, são usados como descolorante, clareador e dispersante de bolhas de ar na produção de garrafas de vidro e outras vidrarias”, detalha Bitencourt.

Ele acrescenta que as outras substâncias apontadas no relatório foram o trihalometanos total e o bário.

“Pela proporção da gravidade que vislumbramos, resolvemos também envolver o IAT na questão, já que este instituto participa do Programa Nacional de Qualidade da Água. O procedimento questiona e requer da Sanepar e do IAT quais são os critérios adotados para realizar a testagem da água nas estações de tratamento e como eles definem o padrão de qualidade. Mas principalmente questionamos quais os procedimentos adotados para cessar imediatamente a contaminação, garantindo assim a qualidade da água dentro dos padrões de segurança”, garantiu.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

5 minutos ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

53 minutos ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

2 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

2 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

2 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais