Umuarama

Mulheres representam mais de 70% da força de trabalho da Prefeitura de Umuarama

Na Prefeitura de Umuarama as mulheres representam 73% da força de trabalho. Elas estão rigorosamente em todas as secretarias e em todos os setores, executando as mais diversas funções. E o prefeito Hermes Pimentel reconhece a relevância da participação feminina na administração municipal, destacando que o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é importante justamente para valorizar a história de luta por direitos iguais.

Pimentel afirma que a presença da mulher é fundamental para o equilíbrio do mundo. “Foi o tempo em que as pessoas podiam dizer que um trabalho X era coisa de homem, que o serviço Y era coisa de mulher. Temos mulheres por toda Prefeitura. Eu acredito que o mundo pertence às mulheres, elas que são verdadeiras lutadoras e que sempre deixam claro que podem muito mais”, definiu.

A Secretaria Municipal de Assistência Social preparou uma série de homenagens, que foram realizadas durante toda a terça-feira (8), a começar por café da manhã com equipes e convidadas do Creas/Cram (Centro de Referência e Assistência à Mulher).

Destaque ainda para a ação que ocorreu realizada a partir das 10h30 no Lar Santa Faustina. Também acontecera, ações para trabalhadoras da Tenda Covid, do Conselho Tutelar, da Guarda Municipal, do Condomínio do Idoso e da Agência do Trabalhador.

ESSAS MULHERES

Em um ambiente corporativo e jurídico predominantemente masculino, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon de Umuarama, destaca-se por seu quadro de funcionários majoritariamente feminino. Ali a participação da mulher não se restringe somente a um setor: elas estão no atendimento, limpeza, organização, administração e no jurídico.

O secretário Deybson Bitencourt conta que as chefia de divisão e diretoria são coordenadas por mulheres. “Também temos mais sete estagiárias à frente do atendimento e setores administrativos. É importante destacar que lideranças compostas por mulheres, em um ambiente plural, tendem a ter melhores resultados organizacionais”, observa.

Na Guarda Municipal de Umuarama existem 16 mulheres e o diretor Valdiney Roberto Rissato também fez questão de destacar a força e a garra dessas trabalhadoras. “Nossa corporação sempre foi composta por mulheres batalhadoras e que deixaram e deixam sua marca. Elas sempre deixam claro que não há limites nem barreiras para quem nasceu para fazer a diferença. Só tenho a agradecer a cada mulher que honra a Guarda Municipal”, finalizou.

AGÊNCIA DO TRABALHADOR

Houve uma ação conjunta na Agência do Trabalhador de Umuarama, entre a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A parceria ofereceu serviços especiais e gratuitos às mulheres.

A equipe do Senac, com apoio do pessoal do município, disponibilizou por ordem de chegada serviços de Spa de mãos (aplicação de técnicas de esfoliação, hidratação e relaxamento em mãos), verificação de pressão arterial e avaliação podológica (da saúde dos pés). Várias usuárias do sistema público de emprego, que buscavam oportunidades no mercado de trabalho por meio da agência, foram surpreendidas com a ação.

“Mais do que uma homenagem merecida, os serviços ajudam a melhorar a autoestima das mulheres neste dia especial e também podem alertar para a hipertensão, um problema de saúde muito comum nos dias de hoje. É um gesto singelo, mas importante, para presentear as mulheres que procuram a agência em busca de emprego”, destacou o gerente da Agência do Trabalhador, Reginaldo Meira de Barros.

A ação é dedicada às mulheres através de serviços gratuitos realizados por alunos do Senac, com a supervisão de instrutores. “Além dos serviços, elas receberão informações sobre cuidados com a beleza e o bem-estar. São mulheres que buscam sempre o seu melhor, seja como mães ou esposas, e que fazem a diferença em todos os lugares por onde passam”, disse Meire Helen da Silva Tozzo, técnica de Relações com o Mercado do Senac/Umuarama.

CAFÉ DA MANHÃ

O prefeito Hermes Pimentel participou do café da manhã realizado no auditório Haruyo Setogutte nesta terça-feira (8), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Ele falou sobre a participação da mulher em sua gestão, destacando que são seis secretárias municipais, além de diretoras, coordenadoras, chefes de divisão, supervisoras.

“E é por mérito próprio que vocês estão aqui. É pela inteligência e pela dedicação que vocês têm. Quem sai ganhando é o município, que pode contar com profissionais de altíssimo gabarito em todas as secretarias e órgãos da administração direta, desempenhando as mais diferentes funções”, observou.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Conselho do Idoso reúne participantes em Umuarama para discutir saúde e prevenção

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Umuarama realizou, na sexta-feira (2), uma…

22 minutos ago

De R$ 0 a R$ 3,13 milhões: Saiba quanto cada candidato de Umuarama e região recebeu do Fundo Eleitoral

O financiamento de campanhas via fundo eleitoral registra uma discrepância gritante entre as candidaturas da…

52 minutos ago

Umuarama prepara brinquedos, bondinho e atrações gratuitas para o Dia da Criança

O Dia da Criança será marcado por uma programação especial em Umuarama neste ano. A…

1 hora ago

Educação capacita 73 candidatos para seleção de diretores da Rede Municipal de Umuarama

A Secretaria Municipal de Educação de Umuarama realizou a primeira etapa da formação dos candidatos…

2 horas ago

Bolsonaro pede ao STF liberação de visitas de Flávio durante prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação…

2 horas ago

Mulher mais votada em 2022 no Paraná, Márcia Huçulak fica fora da Assembleia

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) não conseguiu renovar o mandato na Assembleia Legislativa do…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais