Igreja Matriz de Cidade Gaúcha: município terá sete dias de restrições de fluxo de moradores / FOTO: DIVULGAÇÃO

Paraná

Com 52 casos de Covid em um único dia, Cidade Gaúcha terá ‘lockdown’

Medida valerá a partir da zero hora desta segunda-feira e descumprimento poderá gerar multa de até R$ 11 mil

Igreja Matriz de Cidade Gaúcha: município terá sete dias de restrições de fluxo de moradores / FOTO: DIVULGAÇÃO
Com 52 casos de Covid em um único dia, Cidade Gaúcha terá ‘lockdown’
Leonardo Revesso
OBemdito
14 de maio de 2021 15h29

Cidade Gaúcha (a 70 quilômetros de Umuarama) vive uma explosão de casos de Covid-19. Só nas últimas 24 horas, 52 novos casos da doença foram diagnosticados oficialmente no município, agravando uma situação que já era alarmante.

Ainda nesta sexta-feira (14) a vice-prefeita Silvana Pauleski (Podemos) deve assinar um decreto de ‘lockdown’ para fazer com que os moradores permaneçam em casa o maior tempo possível. As restrições valerão por uma semana, da 0 hora de segunda-feira (17) às 24h do próximo domingo (23). 

O comércio terá que fechar as portas e apenas as empresas de serviços estritamente essenciais poderão seguir abertas. 

A medida também impactará as indústrias locais. Elas poderão seguir trabalhando, porém dentro de um rígido plano de contingência, o que implica em fiscalização monitorada em todos os turnos por parte dos agentes públicos. 

A multa para quem descumprir as normas pode chegar a R$ 11 mil. 

Prefeito está internado em Maringá

Acometido pela doença, o prefeito Henrique Domingues (PSL) está internado em um hospital de Maringá. Ele começou a apresentar evolução clínica nas últimas horas e se o quadro persistir, pode receber alta médica nos próximos dias, para seguir o tratamento em casa. 

De acordo com o secretário de Saúde Thiago Teodoro Santana, a cidade fechou o boletim desta sexta-feira (17) com 172 moradores em isolamento domiciliar e 27 internados em hospitais da macrorregião, sendo 6 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 21 em enfermaria, totalizando 226 em tratamento ou acompanhamento. 

O município tem 12.797 habitantes, conforme projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, já foram registrados 8 óbitos. 

Segundo Thiago Santana, as autoridades locais vão agir de forma rigorosa para fazer valer o decreto. A Polícia Militar vai ajudar na força tarefa de fiscalização. 

“Pedimos uma maior consciência da população para enfrentar esse momento difícil que estamos passando. Somente com o apoio de todos é que vamos superá-lo”, disse Santiago.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.