Foto: Ricardo Trindade/OBemdito

Política

Câmara de Umuarama inicia trâmites para CPI que investigará desvios da Saúde

Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou realização de uma diligência na cidade de Umuarama

Foto: Ricardo Trindade/OBemdito
Câmara de Umuarama inicia trâmites para CPI que investigará desvios da Saúde
Jaqueline Mocelin
OBemdito
12 de maio de 2021 20h26

A Câmara de Vereadores de Umuarama aprovou na última sessão ordinária o início de trâmite para que seja instaurada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar suposto esquema de desvio de dinheiro do Fundo Municipal de Saúde, que envolveria agentes públicos, empresários e instituições que prestam serviços de saúde local.

A fraude foi alvo da Operação Metástase, desencadeada no último dia 5 em Umuarama. O trabalho do Gepatria e do Gaeco resultou na prisão de 7 pessoas e na divulgação de desvios de pelo menos R$ 19 milhões do Fundo Municipal de Saúde. Relembre o caso aqui e aqui.

Todos os vereadores entraram em acordo para que fosse protocolado requerimento único destinado à instauração, o que vem a ser o primeiro passo na consolidação da empreita. O documento já está sendo confeccionado e será publicado na pauta da próxima sessão legislativa (segunda-feira, 17) quando os vereadores, enfim, votarão sobre a efetivação da Comissão.

Na próxima terça-feira (18), os parlamentares devem se reunir novamente, neste momento para a composição de membros. Ao todo cinco vereadores ocuparão os cargos, sendo um deles designado presidente, o relator e o terceiro na condição de membro. Os outros dois ficarão na primeira e segunda suplência.

Havendo impossibilidade de um dos membros continuarem com os trabalhos, a qualquer momento do trâmite, ou primeiro ou segundo suplente será designado para ocupar o lugar vago. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 90 dias e pode ser prorrogado por mais 90 dias, mas a expectativa é que a finalização se dê antes do prazo inicial.

Diligência estadual

Na última terça-feira (11) aconteceu uma reunião da Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), que apura possíveis fraudes de vacinação contra a doença no Estado. O foco da reunião foi averiguar o casos de suspeitos de terem furado a fila de vacinação contra a Covid-19 no município de Rio Branco do Sul

No encontro na Alep também foram aprovados dois requerimentos. Um autorizando a realização de uma diligência na cidade de Umuarama e outro direcionado à Prefeitura de Curitiba e à Secretaria Municipal de Saúde sobre a vacinação de trabalhadores de empresas de plano de saúde.

Confira detalhes da reunião aqui.

Projetos em análise em Umuarama

Em pauta para deliberação plenária, estavam três projetos para apreciação e votação, dois em segunda discussão e votação e, outro, em primeiro turno. Na ordem da pauta, inicialmente foi discutido o texto de autoria do vereador Mateus Barreto, instituindo a Política Municipal de Agricultura Urbana no Município. O Projeto de Lei Ordinária 54/2019 objetiva a ampliação da segurança alimentar e nutricional das populações urbanas, com prioridade para as pessoas sob vulnerabilidade social.

Também prevê a ocupação de espaços urbanos ociosos como alternativa de produção e de atividade ocupacional à população urbana, além de articular a produção de alimentos na cidade com os programas institucionais de alimentação em escolas, centros de educação infantil, hospitais, asilos, restaurantes populares, estabelecimentos penais e outros.

Os outros dois projetos são de Decreto Legislativo, os dois de autoria do vereador Ronaldo Cruz Cardoso, um deles em segunda discussão e outro em primeira, prevendo a denominação de vias públicas.

(Redação, com Assessoria Câmara e Alep)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.