Alex Nascimento Publisher do OBemdito Mostra de curtas reúne seis produções paranaenses em Umuarama
Umuarama recebeu na quinta-feira (5) a 1ª Mostra de Curtas Paranaenses LGBTQIA+. O evento reuniu produções audiovisuais independentes e destacou a diversidade de histórias e experiências presentes na sociedade.
Com entrada gratuita, a programação ocorreu no teatro do Centro Cultural Vera Schubert. O público acompanhou a exibição de seis filmes que abordaram diferentes perspectivas sobre as relações humanas, a identidade e a vida em comunidade.
A iniciativa também buscou valorizar a liberdade de expressão e ampliar o espaço para produções cinematográficas paranaenses. A mostra apresentou narrativas que utilizam o audiovisual como instrumento de reflexão e visibilidade social.

Mostra destaca acesso à cultura e diversidade
Na abertura, o secretário municipal de Cultura, Rodrigo Fernandes Pereira, representou o prefeito Fernando Scanavaca. Durante o pronunciamento, ele mencionou o tema da última Conferência Nacional de Cultura: ‘Democracia e Direito à Cultura’.
“Além de nos lembrar que cultura não é algo supérfluo, mas um direito garantido pela Constituição, o tema nos provoca a direcionar políticas públicas no sentido de alcançar o maior número possível de pessoas, sobretudo aquelas pertencentes aos grupos minoritários de acesso”, destacou.
O secretário também relacionou a proposta da mostra à ampliação do acesso às manifestações culturais. Segundo ele, o evento contribuiu para dar visibilidade a grupos que enfrentaram historicamente o silenciamento.
“Afinal, trata-se de uma ação cultural que evidencia um grupo que teve sua voz historicamente silenciada. E o resultado foi extremamente satisfatório”, afirmou.
Produções paranaenses aproximam cinema e público
O organizador da iniciativa foi Erik Gasparetto Comparsi de Mello. A proposta buscou aproximar os moradores de Umuarama do cinema produzido no Paraná e ampliar o acesso a obras independentes.
A seleção reuniu filmes que conquistaram espaço em festivais e produções realizadas fora dos grandes centros. Dessa forma, a programação apresentou diferentes perspectivas da produção audiovisual paranaense.
As obras também propuseram reflexões sobre identidade, respeito e pertencimento. Além disso, valorizaram o direito de cada pessoa expressar suas experiências e sua forma de compreender o mundo.
A mostra transformou o Centro Cultural Vera Schubert em espaço de encontro entre realizadores, produções independentes e público. A iniciativa também destacou a capacidade do cinema de contar histórias e ampliar o debate sobre diversidade.
Com informações: Prefeitura de Umuarama
Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.





