Foto: Danilo Martins/OBemdito
Uma empresária denunciou que havia sofrido tentativa de golpe, realizada por telefone em nome da Secretaria de Saúde de Umuarama. Um homem se identificou como Braian Luan e alegou que havia denúncias contra a empresa (do ramo de açaí) e que enviaria um código por SMS para o celular da vítima, que deveria enviar de volta o número recebido.
R. C. S. G. relatou ainda que ‘Braian Luan’ ligou na tarde de um domingo, fato que só contribuiu para gerar desconfiança de que se tratava de um golpe.
“Primeiro ele falou com meu funcionário, disse que as denúncias seriam de que nossa equipe estaria atendendo o público sem utilizar máscara, que era uma infração gravíssima e que ‘a Secretaria’ poderia até fechar o estabelecimento. Então eu peguei o telefone e ele novamente repetiu tudo, em tom de ameaça. Ele realmente enviou um código por SMS e quando eu disse que procuraria a Secretaria de Saúde para me informar, ele se exaltou e disse ‘Depois que seu comércio for fechado, você não reclama’ e desligou”, conta.
A prática é conhecida entre os especialistas em segurança digital como phishing, termo em inglês que remete a ‘pescar’, e é um dos golpes mais comuns da internet. Esse código enviado rouba dados do computador ou celular de quem acessa. Esse código enviado rouba dados do computador ou celular de quem acessa, crime virtual que tem aumentado expressivamente no Brasil.
Segundo Valdemir Santos da Silva, coordenador do Serviço de Vigilância Sanitária, os empresários precisam estar atentos para tentativas de golpe. “A Vigilância Sanitária não age desta maneira, por telefone. E muito menos enviamos qualquer código ou arquivo para ser baixado via telefone celular. Nossos agentes, fiscais e demais profissionais só atuam de forma presencial”, detalha, acrescentando que os empresários que tiverem dúvida sobre questões envolvendo os serviços da Vigilância Sanitária devem entrar em contato pelos telefones (44) 3906-1012 e (44) 3906-1145.
(Assessoria PMU)
Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…
Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada
Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)
Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos
Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas
Em uma das ocorrências um dos suspeitos afirmou à PRF que foi contratado para levar…
Este site utiliza cookies
Saiba mais