Paraná convoca Rafaella Alegre para o Brasileiro de Seleções de Voleibol
A trajetória de formação do voleibol brasileiro segue revelando novos talentos nas categorias de base. Um deles é Rafaella Alegre Pieszko Bueno, de 14 anos, ponteira de 1,81 m, que acaba de ser convocada para integrar a Seleção Paranaense Sub-16 e representar o Estado no Campeonato Brasileiro de Seleções de Voleibol.
A boa notícia foi confirmada nesta segunda-feira (09), por meio de anúncio divulgado no canal oficial da Federação Paranaense de Voleibol (FPV) no YouTube, e celebrada pela atleta e por sua família. A convocação veio após a fase final da seletiva da Seleção Paranaense Sub-16, realizada entre os dias 26 e 30 de janeiro, em Guarapuava (PR).
Com a convocação confirmada, Rafaella irá defender a Seleção Paranaense no Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) Sub-16, que será disputado entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março, em Saquarema (RJ).
A competição reúne as principais seleções estaduais do país e é considerada uma das mais importantes vitrines do voleibol de base nacional, servindo também como observatório para futuras convocações em níveis superiores.
Com raízes na região de Umuarama, Rafaella carrega também a história de sua família. A mãe, Silvania Alegre Bueno, que acompanha de perto a trajetória esportiva da filha, é natural de Cruzeiro do Oeste, reforçando o vínculo da atleta com o Noroeste do Paraná. Atualmente, toda a família reside em Umuarama (PR).
Da escolinha ao alto rendimento
O primeiro contato de Rafaella com o vôlei aconteceu ainda na infância, durante um período em que a família morou em São Paulo. Enquanto acompanhava o irmão em uma escolinha de futebol, ela conheceu o projeto de base do Bradesco. A princípio, não se interessou. “Foi minha mãe que me incentivou. Depois eu me apaixonei”, relembra.
De volta a Umuarama, em 2023, a jovem passou a disputar competições por Tamboara (PR), diante da escassez de um calendário local mais robusto. O desempenho em torneios regionais abriu portas: em 2024, foi convidada pelo Authentic Vôlei para disputar a Taça Paraná, em Curitiba, considerada o maior torneio de base da América Latina. Na competição, sagrou-se campeã da Série Bronze.
O destaque na Taça Paraná chamou a atenção de treinadores e rendeu um novo passo na carreira. No início de 2025, Rafaella passou a integrar o projeto Meninas de Ouro, de Araxá e Sacramento (MG), um dos mais tradicionais centros de formação do vôlei feminino no país.

Tradição e responsabilidade
Criado em 1997 e fortalecido a partir de 2018 com apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), via Lei de Incentivo ao Esporte, o Meninas de Ouro é referência na formação esportiva e humana de atletas entre 7 e 16 anos.
O projeto revelou nomes como Camila Brait, medalhista olímpica de prata em Tóquio-2020. Para Rafaella, treinar em um ambiente que já formou atletas de seleção é estímulo e responsabilidade.
Resultados e novos desafios
Desde que chegou ao projeto mineiro, a ponteira acumula conquistas expressivas:
- Campeã regional Sub-16 e Sub-17
- Vice-campeã Sub-15
- Vice-campeã da Copa Minas (nacional) Sub-16
Capitã das equipes Sub-15 e Sub-16, ela define seu estilo com uma palavra: competitividade. “Eu gosto dos desafios. Não aceito perder”, diz.
A convocação para a Seleção Paranaense Sub-16 marca um novo capítulo em sua trajetória e a coloca em evidência no cenário nacional de base, reforçando o papel das seleções estaduais na formação de atletas para o alto rendimento.
Sonhos em quadra
Inspirada por jogadoras como Gabi Guimarães e pela própria Camila Brait, Rafaella cresceu assistindo a jogos do voleibol feminino em Osasco (SP), quando a cidade ainda figurava entre as potências do esporte.
“Estar em quadra com minhas amigas é o que eu mais gosto. E, claro, eu sonho em chegar à Seleção Brasileira”, afirma.
Enquanto o futuro segue em aberto, o presente já coloca Rafaella Alegre entre os nomes que representam a renovação do voleibol paranaense e, quem sabe, do vôlei brasileiro.






