Rudson de Souza Publisher do OBemdito

O Agente Secreto faz história no Globo de Ouro com dois prêmios

Kleber Mendonça Filho discursa ao receber o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não Inglesa por O Agente Secreto, em Los Angeles (Foto Kevork Djansezian/CBS Broadcasting via AP)
O Agente Secreto faz história no Globo de Ouro com dois prêmios
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 12 de janeiro de 2026 às 07h56 - Modificado em 12 de janeiro de 2026 às 09h46

O filme brasileiro O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, foi um dos principais destaques do Globo de Ouro realizado neste domingo (12), em Los Angeles. A produção venceu duas categorias centrais da cerimônia e reforçou a presença do cinema nacional na principal temporada de prêmios de Hollywood.

O longa recebeu o troféu de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, superando produções da Noruega, Espanha, Coreia do Sul, Tunísia e França. O anúncio foi feito por Orlando Bloom e Minnie Driver, que saudou o público brasileiro em português ao revelar o vencedor.

Além do prêmio para o filme, Wagner Moura foi eleito Melhor Ator em Filme de Drama, tornando-se o primeiro brasileiro a vencer a categoria. Em discurso feito em português, o ator exaltou a cultura brasileira e destacou a parceria com Kleber Mendonça Filho, a quem chamou de “um dos grandes cineastas do nosso tempo”.

Embora concorresse ao prêmio máximo da noite, O Agente Secreto não levou o Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama, que ficou com Hamnet. Ainda assim, a cerimônia foi marcada por referências ao Brasil e pela repercussão positiva da vitória do longa.

Fotos Matérias 2026 01 12t080146.991
Cena do filme O Agente Secreto, vencedor do Globo de Ouro na categoria de filme em língua não inglesa (Foto Victor Jucá/Divulgação)

Ao subir ao palco, Kleber Mendonça Filho agradeceu à equipe, ao elenco e à distribuidora Vitrine Filmes. O diretor dedicou o prêmio aos jovens cineastas e destacou a amizade com Wagner Moura. “Fazer cinema é um trabalho coletivo”, afirmou.

O reconhecimento no Globo de Ouro amplia a trajetória internacional do filme, iniciada no Festival de Cannes, onde concorreu à Palma de Ouro e chamou atenção com uma apresentação de frevo durante sua estreia.

Na disputa pelo prêmio de atuação, Wagner Moura superou Joel Edgerton, Oscar Isaac, Dwayne Johnson, Michael B. Jordan e Jeremy Allen White. A vitória retoma um histórico de conquistas brasileiras na premiação, que inclui Central do Brasil, vencedor em 1999, e o prêmio de Melhor Atriz conquistado por Fernanda Torres no ano passado.

Entre outros vencedores da noite, Paul Thomas Anderson levou o Globo de Ouro de Melhor Direção, enquanto Timothée Chalamet venceu na categoria de comédia ou musical. Na televisão, a série Adolescência se destacou com prêmios de atuação.

Com duas estatuetas e forte visibilidade internacional, O Agente Secreto consolida o Brasil como um dos países mais celebrados da edição deste ano do Globo de Ouro.

(Com informações da Agência Brasil)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.