Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Jovem relata que sobreviveu comendo frutas e dormindo em grutas; vídeo

Jovem relata que sobreviveu comendo frutas e dormindo em grutas; vídeo
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 6 de janeiro de 2026 às 10h09 - Modificado em 6 de janeiro de 2026 às 10h09

O jovem Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, contou como conseguiu sobreviver durante os cinco dias em que ficou desaparecido na região do Pico Paraná, o ponto mais alto da Região Sul do Brasil. Perdido desde 31 de dezembro, ele afirmou que se alimentou apenas de frutas, dormiu em grutas e se protegeu do frio e da chuva usando folhas de árvores.

Segundo o relato divulgado pelo perfil Antonina Adventure, Roberto ingeriu apenas uma ameixa e uvas durante o período em que esteve na mata e bebeu água retirada de cachoeiras. À noite, buscava locais protegidos para se abrigar e tentava manter o corpo aquecido com folhas.

O jovem desapareceu após subir o pico acompanhado de uma amiga. Durante a descida, ele ficou para trás e acabou se separando de outros trilheiros. Sem conseguir reencontrar o grupo, passou a caminhar sozinho pela mata.

Ele foi localizado nesta segunda-feira (5), depois de percorrer mais de 20 quilômetros e chegar, por conta própria, a uma fazenda em Antonina, no litoral do Paraná, onde pediu ajuda.

Roberto relatou que caminhava durante o dia e, no fim da tarde, procurava grutas e áreas cobertas por árvores para passar a noite. Disse ainda que enfrentou situações extremas, como quedas, correntezas e saltos em cachoeiras.

Fotos Matérias 2026 01 06t094821.498
Jovem de 19 anos relata como sobreviveu perdido no Pico Paraná, dormindo em grutas e se alimentando de frutas até ser resgatado no litoral do Paraná (Foto Rede Social)

“Quase quebrei o joelho, pulei de uma cachoeira de mais de 30 metros pedindo proteção sempre pro Pai. Depois disso continuei nadando. Subia nas pedras maiores pra conseguir enxergar o caminho”, afirmou.

Em outro momento, o jovem contou que foi arrastado por uma correnteza por mais de um quilômetro, bateu contra pedras, perdeu uma das botas e os óculos e chegou a se afogar antes de conseguir sair da água.

Ao longo do trajeto, Roberto disse que desistiu de atravessar uma cachoeira maior ao perceber o risco de morte. Ao procurar uma rota alternativa, encontrou estruturas próximas às quedas d’água e seguiu por uma ponte de madeira, que o levou até uma chácara.

“Subi nessas construções, vi uma ponte de madeira e segui até o fim. Aí encontrei uma chácara e pedi socorro. Depois chegaram a polícia e os bombeiros”, relatou.

Roberto foi encaminhado a um hospital de Antonina, onde permanece internado sob observação. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, ele chegou lúcido, com sinais de desidratação leve, hematomas nos membros inferiores e assaduras. O jovem recebeu hidratação endovenosa, medicação preventiva e passou por exames laboratoriais e de imagem.

Fotos Matérias 2026 01 06t094909.049
Roberto Farias Thomaz, 19, sobrevive por cinco dias na mata do Pico Paraná e é encontrado após caminhar mais de 20 km até uma fazenda em Antonina (Foto Redes Sociais)

Durante todo o período em que esteve perdido, Roberto afirmou que manteve a fé e pensou na família como forma de seguir em frente até encontrar ajuda.

(Com informações da Banda B)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.