Buscas por jovem desaparecido no Pico Paraná são retomadas neste sábado
As buscas no Pico Paraná foram retomadas na manhã deste sábado (3) pelo Corpo de Bombeiros para localizar Roberto Farias Thomaz, de 20 anos, desaparecido desde a manhã de quinta-feira (1º), após escalar a montanha, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.
A operação foi coordenada pelo Grupo de Operações e Socorro Tático (GOST) e mobilizou ao menos 14 bombeiros. Voluntários com experiência em montanhismo e treinamento em resgate também auxiliaram na força-tarefa, que percorreu trilhas, fendas e grotas da região, com apoio de uma aeronave equipada com sensor térmico.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os trabalhos começaram ainda no dia 1º de janeiro, logo após o desaparecimento do jovem, que havia subido o Pico Paraná com uma amiga para assistir ao nascer do sol. Roberto não foi mais visto desde então.
Em razão da operação, o Instituto Água e Terra (IAT) restringiu a entrada de visitantes no Parque Estadual Pico Paraná a partir deste sábado (3), atendendo a uma recomendação dos bombeiros. Segundo o órgão ambiental, o acesso aos morros Caratuva, Pico Paraná, Getúlio e Itapiroca foi fechado por tempo indeterminado.
O IAT informou que a entrada para os morros Camapuã e Tucum permaneceu liberada, uma vez que a presença de visitantes nesses pontos não interfere nas buscas no Pico Paraná. “A medida visa ajudar nas buscas do jovem que desapareceu dentro da Unidade de Conservação”, afirmou o instituto.
Após o desaparecimento, a amiga que acompanhava Roberto gravou vídeos relatando como ocorreu a situação. Ela afirmou que o jovem passou mal durante a trilha e que, apesar de ter sido orientada a não deixá-lo sozinho, retornou ao acampamento sem ele. Segundo o relato, outras pessoas tentaram ajudar nas buscas até serem orientadas pelos bombeiros a retornar, para evitar novos riscos.
(Com informações RIC)





