Castrapet inicia castrações gratuitas em Umuarama às 8h desta sexta-feira
O Castrapet inicia às 8h desta sexta-feira (8) as castrações gratuitas em um novo ciclo na cidade de Umuarama. Pessoas responsáveis por cães e gatos inscritos no programa, parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Umuarama, devem ficar atentos ao horário agendado para o procedimento. Os atendimentos acontecerão nesta sexta e no sábado (9) na quadra da Escola Municipal Senador Souza Naves.
Todas as 378 vagas abertas para cães e gatos da cidade foram preenchidas para a castração gratuita, oferecida pelo programa do Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente de Umuarama.
Os procedimentos serão realizados das 8h às 12h, por um grande número de profissionais em uma ampla estrutura montada na quadra coberta da escola, localizada na rua Cananeia (zona VI), próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS) Bem-Estar.
Mas os responsáveis devem observar uma orientação importante. “Para garantir a castração do seu pet, é necessário estar no local com meia hora de antecedência em relação ao horário previamente agendado. Todos os animais inscritos têm horário marcado”, lembrou o secretário do Meio Ambiente do município, Cláudio Marconi.
Mais de 600 pets
Somando as 378 castrações oferecidas pelo Castrapet, mais as 250 castrações mensais de outros dois projetos da administração municipal, realizadas em parceria com a clínica veterinária da Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau), serão 628 procedimentos de esterilização de cães e gatos, um avanço importante para o controle populacional dos animais domésticos.
Desde o início do ano passado a Prefeitura tem auxiliado os donos de animais com castrações gratuitas. A superpopulação de cães e gatos traz sérios problemas à sociedade, pois muitos animais sobrevivem em condições precárias nas ruas, com pouco alimento e sem cuidados veterinários.
Todos os meses, são realizadas 200 castrações diretamente pela Saau, com recursos de emenda parlamentar, e mais 50 procedimentos custeados pelo município. “Com isso, contribuímos para reduzir o número de animais nas ruas e também a necessidade de assistência pelas ONGs que apoiam a causa animal”, relatou o prefeito Fernando Scanavaca.
Ele lembra que esse é mais um dos compromissos assumidos com a população no início da gestão. “Foi um problema sério que percebemos ao longo da campanha e que nos comprometemos a resolver. E o resultado está aí, com todas estas ações”, finalizou o prefeito. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (44) 3621-4141, ramal 266.
(Informações: Assessoria PMU)





