CDU apoia projeto e pede união empresarial para manter recursos culturais no município
O Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU) realizou uma reunião marcada por sensibilidade social e forte apelo à responsabilidade comunitária. No encontro aconteceu a apresentação de um projeto de contoterapia. Além disso, os intergrandes do Conselho pediram para que os empresários se mobilizem para manter recursos culturais no município.
Durante o evento, o CDU abriu espaço para a apresentação do projeto cultural “Eu Conto ou Você Conta? – Janelas para o Mundo e Catalisador de Transformações”. A iniciativa é da pedagoga, Mestre em Psicologia e Contoterapeuta Lucineyde Picelli Pezzini.
O projeto, autorizado pelo Ministério da Cultura a captar recursos via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet, Art. 18), busca apoio urgente do setor produtivo local. Dessa forma, a intenção é garantir a continuidade de suas ações.
A captação está em andamento e o prazo final é 31 de dezembro. Por isso, o projeto precisa alcançar pelo menos 20% do valor total previsto, o equivalente a cerca de R$ 20 mil. Dessa forma, conseguirá assegurar a execução das primeiras etapas no próximo ano.
Leia também: Terapeuta de Umuarama tem projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Campanha ‘Fica Leão’
A diretoria do CDU, que mantém a campanha permanente “Fica Leão”, reforçou publicamente o pedido de engajamento. A campanha “Fica Leão” estimula empresas e contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda a iniciativas culturais e sociais.
“Este é o momento de unir forças. Temos um projeto sério, transformador e alinhado com as necessidades humanas da nossa comunidade. Umuarama tem empresários comprometidos e, por isso, convocamos todos a participar”, afirmou o presidente do CDU, Valcir Simão, após a apresentação.
O vice-presidente Luciano Souto, o secretário Christian Pellacani e o executivo Sergio Vercezi Filho também estiveram presentes. De acordo com eles, o fortalecimento de projetos culturais com impacto social faz parte da visão ampliada de desenvolvimento defendida pelo Conselho.

Como apoiar o projeto — com dedução de 100% no IR
– Empresas e pessoas físicas: podem destinar parte do Imposto de Renda devido para o projeto cultural com dedução integral, conforme Art. 18 da Lei Rouanet.
– Pessoa Jurídica (Lucro Real): pode destinar até 4% do IRPJ devido.
– Pessoa Física: pode destinar até 6% do IR devido.
– Dados para depósito identificado ou PIX
Banco do Brasil (001)
Agência: 0645-9
Conta Corrente: 85.975-3
PIX: luapp.psi@gmail.com
É obrigatório informar CPF ou CNPJ no comprovante para emissão do Recibo de Mecenato.

CDU faz um chamado coletivo ao compromisso social
A diretoria do CDU considera que o fortalecimento de projetos culturais com impacto social faz parte da visão contemporânea de desenvolvimento sustentável. Além de impulsionar a economia criativa, iniciativas como esta promovem saúde mental, cidadania, pertencimento e coesão comunitária, pois são pilares indispensáveis para uma cidade que se pretende referência regional.
Acompanhe o CDU no Instagram (clique aqui).

(Informações: Assessoria)





