Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

CDU apoia projeto e pede união empresarial para manter recursos culturais no município

Fotos: Assessoria CDU
CDU apoia projeto e pede união empresarial para manter recursos culturais no município
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 11 de dezembro de 2025 às 16h24 - Modificado em 11 de dezembro de 2025 às 16h24

O Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU) realizou uma reunião marcada por sensibilidade social e forte apelo à responsabilidade comunitária. No encontro aconteceu a apresentação de um projeto de contoterapia. Além disso, os intergrandes do Conselho pediram para que os empresários se mobilizem para manter recursos culturais no município.

Durante o evento, o CDU abriu espaço para a apresentação do projeto cultural “Eu Conto ou Você Conta? – Janelas para o Mundo e Catalisador de Transformações”. A iniciativa é da pedagoga, Mestre em Psicologia e Contoterapeuta Lucineyde Picelli Pezzini.

O projeto, autorizado pelo Ministério da Cultura a captar recursos via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet, Art. 18), busca apoio urgente do setor produtivo local. Dessa forma, a intenção é garantir a continuidade de suas ações.

A captação está em andamento e o prazo final é 31 de dezembro. Por isso, o projeto precisa alcançar pelo menos 20% do valor total previsto, o equivalente a cerca de R$ 20 mil. Dessa forma, conseguirá assegurar a execução das primeiras etapas no próximo ano.

Leia também: Terapeuta de Umuarama tem projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Cdu Pede União Para Manter Recursos Culturais No Município (5)

Campanha ‘Fica Leão’

A diretoria do CDU, que mantém a campanha permanente “Fica Leão”, reforçou publicamente o pedido de engajamento. A campanha “Fica Leão” estimula empresas e contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda a iniciativas culturais e sociais.

“Este é o momento de unir forças. Temos um projeto sério, transformador e alinhado com as necessidades humanas da nossa comunidade. Umuarama tem empresários comprometidos e, por isso, convocamos todos a participar”, afirmou o presidente do CDU, Valcir Simão, após a apresentação.

O vice-presidente Luciano Souto, o secretário Christian Pellacani e o executivo Sergio Vercezi Filho também estiveram presentes. De acordo com eles, o fortalecimento de projetos culturais com impacto social faz parte da visão ampliada de desenvolvimento defendida pelo Conselho.

Cdu Pede União Para Manter Recursos Culturais No Município (1)

Como apoiar o projeto — com dedução de 100% no IR

– Empresas e pessoas físicas: podem destinar parte do Imposto de Renda devido para o projeto cultural com dedução integral, conforme Art. 18 da Lei Rouanet.

– Pessoa Jurídica (Lucro Real): pode destinar até 4% do IRPJ devido.

– Pessoa Física: pode destinar até 6% do IR devido.

– Dados para depósito identificado ou PIX

Banco do Brasil (001)

Agência: 0645-9

Conta Corrente: 85.975-3

PIX: luapp.psi@gmail.com

É obrigatório informar CPF ou CNPJ no comprovante para emissão do Recibo de Mecenato.

Cdu Pede União Para Manter Recursos Culturais No Município (6)

CDU faz um chamado coletivo ao compromisso social

A diretoria do CDU considera que o fortalecimento de projetos culturais com impacto social faz parte da visão contemporânea de desenvolvimento sustentável. Além de impulsionar a economia criativa, iniciativas como esta promovem saúde mental, cidadania, pertencimento e coesão comunitária, pois são pilares indispensáveis para uma cidade que se pretende referência regional.

Acompanhe o CDU no Instagram (clique aqui).

Cdu Pede União Para Manter Recursos Culturais No Município (2)

(Informações: Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.