Aposentada, que ama crochê, faz sucesso com suas bolsas estilosas
Na onda da valorização do feito à mão, as bolsas de crochê são as queridinhas da vez. A tendência, claro, é apoiada por celebridades e influenciadoras, com marcas de luxo até lançando suas próprias coleções, combinando o toque artesanal com sofisticação.
A aposentada Fátima Bin, 62 anos, de Umuarama, surfa nessa onda. Ela nunca imaginou que o crochê, um passatempo que fazia por puro prazer, se tornaria um negócio, que geraria renda extra para a família. Apostou e acertou.
Em seu Afabi Ateliê, montado em casa, a artesã produz bolsas modernas e cheias de personalidade, ideais para o dia a dia, para a praia e até para festas.
“Eu sempre amei fazer crochê, mas era só hobby; foi uma amiga que me incentivou a fazer para vender e desde então não parei mais”, conta, lembrando da primeira bolsa que fez. “Superou até minha expectativa!”

“Cada bolsa de crochê leva meu nome e meu carinho”
Para aprimorar as técnicas e acompanhar tendências, Fátima fez diversos cursos pela internet e passou a se inspirar em modelos lançados por grandes marcas nas passarelas mundo afora.
“Pesquiso na internet, vejo sites de moda, observo as que as atrizes usam nas novelas, enfim, tenho que me manter informada para despertar a criatividade e, assim, agradar minhas clientes”, assegura.

É tanta dedicação, tanto amor pelo que faz, que só trabalha com fios de alta qualidade, resistentes, que não criam bolinhas nem desbotam. Além de acessórios em metal que não oxidam e alças em couro legítimo, detalhes que fazem toda diferença no resultado final.
“Eu gosto de entregar algo bonito e durável, porque cada bolsa leva meu nome e meu carinho”, garante Fátima, que se mudou de Rolândia para Umuarama há dois anos. “Já me adaptei na cidade e já estou formando minha rede de clientes por aqui também”, comemora.
Leia também: Artesã de Umuarama faz brincos de crochê e avisa: ‘Estão em alta’.

Final de ano os pedidos aumentam
Com a proximidade do Natal, o ritmo de produção aumentou significativamente. Por isso, Fátima tem dedicado cerca de dez horas por dia ao crochê para atender a todos os pedidos.
Na prateleira de seu ateliê essa peça icônica reluz o mix de cores da estação: vibrantes e suaves ao lado dos tons terrosos e naturais. Todas ideais para quem gosta de se vestir com charme e originalidade.
“Quando as encomendas crescem, eu quase nem vejo o tempo passar… É cansativo, mas muito gratificante”, diz ela, avisando que possui algumas à pronta-entrega.

Ela diz também que conta com o apoio da filha para as vendas, feitas principalmente pelo Instagram e grupos de whatsapp. “Essa ajuda é indispensável, porque eu sou melhor com as agulhas do que com as vendas”, brinca.
Mas fala muito sério quando o assunto é o poder do crochê na produção de uma peça única, exclusiva, que agrega valor emocional. “O crochê me faz bem e saber que minhas bolsas acompanham tantas mulheres em seus momentos especiais é a minha maior recompensa!”
== As encomendas podem ser feitas pelo Instagram fatimabincrochet ou pelo whatsapp 43 9 9620-3647.
Leia também: Mulheres participam do ‘Conversando com crochê’ em posto de saúde.







