Mãe ‘inventa’ receitas de sabonetes artesanais hipoalergênicos para driblar limitações em casa
Produzir os próprios sabonetes artesanais hipoalergênicos foi a alternativa que Jéssica de Souza, 32 anos, encontrou para driblar as limitações impostas pela dermatite de contato, problema que também afeta seus dois filhos. A empreendedora buscou conhecimento científico e na saboaria natural um caminho de autonomia, saúde e oportunidade.
Antes de mergulhar na produção de sabonetes hipoalergênicos, ela decidiu estudar: concluiu o curso técnico em Química, depois o técnico em Meio Ambiente e, na sequência, ‘especializou-se’ em saboaria artesanal.
Receitas próprias de sabonetes artesanais
Com domínio técnico e sensibilidade apurada, Jéssica desenvolveu receitas próprias. Os sabonetes, hidratantes, desodorantes, esfoliantes e geleias de banho da marca ‘Sinal Verde’ rapidamente conquistaram a confiança da família e de uma rede fiel de amigas.
“É muito gratificante ver como os produtos ajudaram primeiro a mim e meus filhos e, agora, tantas outras pessoas; as clientes dizem que não trocam mais — isso me enche de alegria e reforça meu interesse em contribuir para que mais pessoas sejam beneficiadas”, diz Jéssica.
Ela se empolga quando fala das experiências que viveu desde que tomou a decisão de fazer seu próprio sabonete artesanal: “Foi um período de muitos testes até acertar a fórmula que almejava… Comemorei quando isso aconteceu”.

Produtos hipoalergênicos são feitos com matéria-prima especial
Quando decidiu entrar nessa seara da cosmetologia, Jéssica tinha em mente trabalhar apenas com matérias-primas de excelência. E assim fez. “Da base aos corantes, tudo é escolhido com bastante critério; eu não abro mão disso”, garante.
Entre os ingredientes que ela usa se destacam o óleo de semente de uva, as manteigas de manga e pêssego, além de extratos naturais de babosa e cenoura, entre outros.
“Quando alguém me diz que finalmente encontrou um cosmético dos que eu faço que não causa irritação, meu coração se acalma… É isso que me move”, afirma a microempresária.
Ela lembra que faz questão também de caprichar nos cheiros [com óleos essenciais], nas embalagens [com design moderno] e na aparência. Os sabonetes artesanais indicados para crianças chamam a atenção pelas cores vibrantes e formas lúdicas.

“Somar na vida do outro”
Agora, Jéssica dá um passo ainda maior em sua trajetória empreendedora: está abrindo a Casa Begônia. Ela criou o espaço para compartilhar conhecimento e ensinar outras pessoas a desenvolverem seus próprios cosméticos naturais, incluindo os sabonetes artesanais.
O local já está sendo preparado para receber oficinas de saboaria, capacitar novas artesãs e ampliar a consciência sobre produtos hipoalergênicos e sustentáveis.

“Sinto que esta é a hora de retribuir; quero dividir tudo o que aprendi para ajudar quem sofre com alergias de pele, assim como eu e meus filhos… A Casa Begônia nasce dessa missão, se somar na vida do outro”, salienta Jéssica.
Segundo ela, o novo empreendimento representa não apenas crescimento profissional, mas uma forma de multiplicar cuidado, autonomia e bem-estar. “Estou pronta para essa nova fase e muito feliz em ver que meu trabalho está fazendo diferença.”
== Contato da Jéssica – whatsapp 44 9 9706-2001





