Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Laudo da PF aponta hérnia bilateral e indica cirurgia para Bolsonaro

Ex-presidente Jair Bolsonaro está na Superintendência da Polícia Federal, onde cumpre pena em Brasília (Foto Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Laudo da PF aponta hérnia bilateral e indica cirurgia para Bolsonaro
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 19 de dezembro de 2025 às 18h37 - Modificado em 19 de dezembro de 2025 às 18h37

A Polícia Federal enviou nesta sexta-feira (19) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, um laudo médico que aponta a necessidade de cirurgia no ex-presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o documento, Bolsonaro é portador de hérnia inguinal bilateral e apresenta também quadro de soluços persistentes e insônia.

A perícia foi realizada na quarta-feira (17) na sede do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília, por determinação do ministro.

No laudo, a junta médica afirma que o procedimento cirúrgico deve ser feito “o mais breve possível”, diante da falta de resposta aos tratamentos adotados até o momento.

Segundo os peritos, a piora do sono e da alimentação, além do risco de complicações do quadro herniário, reforçam a urgência da intervenção.

A cirurgia havia sido solicitada por médicos particulares que acompanham o ex-presidente.

Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal, na capital federal, onde cumpre pena definitiva de 27 anos e três meses de prisão, após condenação na ação penal que apurou a trama golpista.

O laudo será analisado por Moraes, relator do caso no STF, que deverá decidir sobre eventual autorização para a realização do procedimento e as condições em que ele poderá ocorrer.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.