Saúde

Brasil aprova primeira vacina 100% nacional contra dengue

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o registro da Butantan-DV, primeira vacina 100% nacional contra a dengue. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira e marcou um avanço importante para o país. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que o objetivo é iniciar a aplicação das doses pelo Sistema Único de Saúde em 2026. A estratégia deve ampliar a cobertura e fortalecer o Programa Nacional de Imunização.

O Instituto Butantan informou que já possui 1 milhão de doses prontas para distribuição. Além disso, o imunizante é o primeiro do mundo com proteção garantida em apenas uma aplicação. A instituição prevê produzir mais de 30 milhões de unidades até meados de 2026 e, consequentemente, reforça a capacidade nacional e reduz a dependência externa.

Padilha celebrou a conquista. “Hoje é um dia de alegria, de vitória da vacina, de vitória da ciência, de vitória da cooperação entre o SUS brasileiro e de suas instituições públicas que estão espalhadas pelo país, entre elas o Instituto Butantan”. O ministro afirmou ainda que a vacina apresenta segurança comprovada e alta eficácia. Segundo ele, o imunizante representa um “hat-trick”, já que é totalmente brasileiro, oferece proteção ampla e exige apenas uma dose.

O governo pretende apresentar a novidade à Comissão Tripartite nesta quinta-feira. A medida integra estados e municípios na definição das diretrizes de incorporação. “Queremos começar a utilização dessa vacina no começo do calendário vacinal de 2026”, afirmou Padilha. A inclusão no PNI deve ampliar o alcance da proteção e facilitar a implementação da nova tecnologia.

Dengue no Brasil

A secretária-executiva de Saúde de São Paulo, Priscilla Perdicaris, lembrou que o país registrou 866 mil casos de dengue e 1.108 mortes confirmadas em 2025. Ela reforçou a importância da logística simplificada. “Mesmo antes da aprovação, o Butantan correu para produzir 1 milhão de doses, porque sabíamos que eram estudos robustos e que seriam aprovados”. Para ela, a dose única representa um avanço decisivo. “Para nós que estamos na operação, isso muda completamente a história do jogo: facilita a logística e aumenta a adesão da população”.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também destacou os impactos positivos. Ele afirmou que o imunizante deve elevar rapidamente a cobertura vacinal. “Ser dose única vai nos ajudar muito do ponto de vista da logística e da cobertura vacinal. Infelizmente ainda perdemos muitas vidas para a dengue e é um cenário que vamos poder reverter rapidamente com uma vacina 100% brasileira”.

O diretor-presidente da Anvisa, Leandro Pinheiro Safatle, celebrou a aprovação. Ele ressaltou o orgulho da agência pelo produto nacional. “O registro da vacina da dengue é uma fonte de orgulho não só para a Anvisa, mas para o país. Estamos avançando com o registro de uma tecnologia que é desenvolvida e feita nacionalmente pelo Instituto Butantan”. Safatle reconheceu o apoio financeiro do BNDES e do Ministério da Saúde, que destinaram R$ 130 milhões às pesquisas das fases 2 e 3.

Com a aprovação da Butantan-DV, o Brasil avança em autonomia científica e enfrenta um dos maiores desafios de saúde pública do país. Além disso, a expectativa é que a dose única contribua para reduzir casos, evitar mortes e fortalecer as ações nacionais de imunização

Dengue em Umuarama

O índice de infestação predial (IIP) pelo mosquito da dengue aumentou em Umuarama. É o que revela o sexto Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) deste ano. Por isso, a Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta à população para que amplie os cuidados.

Os agentes de combate a endemias (ACEs) coletaram os dados e amostras entre os dias 3 a 7 de novembro. Na sondagem anterior eles encontraram larvas em 0,6% dos imóveis em que estiveram, enquanto no levantamento atual a média subiu para 2,1%. O percentual é bem acima do volume considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 1%.

Foto: Assessoria PMU

Diante desses números, a Secretaria Municipal de Saúde realizará ações especiais nos pontos mais críticos, porém reforça o apelo à população para eliminar possíveis criadouros do mosquito em seus quintais

(OBemdito com informações da EBC)

Alex Nascimento

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

11 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

11 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

11 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

11 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

12 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais