Guilherme Parro comemora o título da Taça FPF ao lado do Cianorte, no Albino Turbay (Foto Colaboração/OBemdito)
O Cianorte é o campeão da Taça FPF 2025. A goleada por 4 a 0 sobre o Azuriz, neste sábado (22), no Albino Turbay, consolidou o título com placar agregado de 5 a 0. Mas, entre os personagens que comemoraram a taça histórica, o assessor de imprensa Guilherme Parro, de 34 anos, que integra a gestão do clube desde 2024, carrega o orgulho de Umuarama.
O Cianorte, administrado por uma SAF comandada por um grupo sul-coreano, vive fase de reorganização e Parro faz parte da engrenagem que sustenta o projeto dentro e fora de campo. No clube, atua como assessor de imprensa, social media e apresentador, mas se tornou peça ativa no cotidiano do elenco.
Formado em Educação Física, pós-graduado em Futsal e Futebol, com Licença C da CBF Academy, curso de liderança pelo Real Madrid e fluente em inglês, francês e espanhol, acumula passagens por equipes de futsal em Umuarama antes de chegar ao Leão do Vale.
“Eu já fui premiado, meu primeiro jogo foi contra o Corinthians, na Copa do Brasil. A gente perdeu, mas passei por momentos incríveis aqui”, disse, em tom emocionado. “As viagens, as resenhas do CT, as brincadeiras… O Rafael Ferro é uma pessoa de Deus. O Bruno Martins reuniu o pessoal e citou trechos da Bíblia. É um clube cristão, gerido por pessoas cristãs. Os coreanos também são. Na camisa branca tem um versículo.”
O Cianorte não conquistava um título desde 2016. “A torcida estava machucada. Agora volta a comemorar. Fui muito abraçado por Cianorte, mas não esqueço minhas raízes de Umuarama nem o futsal que abriu portas”, afirmou. A temporada, segundo ele, foi “uma montanha-russa”, marcada pela troca de comandos técnicos e pela eliminação dolorosa na Série D com um gol sofrido aos 48 min do segundo tempo contra o Barra, em Balneário Camboriú, tirou a chance de acesso. O renascimento veio com a chegada de Rafael Ferro. “As coisas mudaram de dentro pra fora. O RH do Ferro é gigante. Nunca vi alguém abraçar tanto as pessoas.”
Com a Taça FPF, o clube pôde escolher entre a Copa do Brasil e a nova Copa Sul-Sudeste e optou pela segunda, por reunir mais partidas e premiação superior. O Cianorte, porém, ainda pode herdar vaga na Copa do Brasil caso o Athletico confirme sua classificação à Série A, redistribuindo cotas estaduais. Parro estima o impacto: “Cada fase da Copa do Brasil paga cerca de R$ 700 mil. Para o clube é excelente.”
A trajetória do umuaramense no esporte começou cedo. Filho de atletas, a mãe jogou basquete; o pai, handebol, cresceu cercado de quadras, rankings e memórias. A Copa de 1998 despertou sua paixão: “Eu gostava de geografia. Meu pai me mostrava no atlas onde ficavam os países. Nunca esqueci que a Tunísia estava no grupo G com Inglaterra, Colômbia e Romênia.” O gosto por competições internacionais o levou a funções maiores: em 2019, foi Team Liaison Officer (TLO) na Copa do Mundo Sub-17 da FIFA, responsável por intermediar a relação entre a seleção do Haiti, a entidade e o comitê organizador.
A convivência marcou sua vida. Enquanto a delegação francesa reunia jogadores de base de Lyon e PSG, muitos haitianos nunca tinham usado sequer uma escada rolante. “Foi prazeroso atuar com esses garotos, dar esperança em meio à situação difícil do país”, contou.
Hoje, o foco é levar o Cianorte além. O clube disputará Paranaense, Taça FPF, Série D, Copa Sul-Sudeste e dependendo de resultados paralelos também a Copa do Brasil. “Vamos jogar mais dois torneios nacionais. Financeiramente é muito bom. Para mim, só tenho a agradecer. Comecei aqui em fevereiro de 2024 e quero ver o Cianorte subir de divisão.”
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais