Guilherme Parro comemora o título da Taça FPF ao lado do Cianorte, no Albino Turbay (Foto Colaboração/OBemdito)
O Cianorte é o campeão da Taça FPF 2025. A goleada por 4 a 0 sobre o Azuriz, neste sábado (22), no Albino Turbay, consolidou o título com placar agregado de 5 a 0. Mas, entre os personagens que comemoraram a taça histórica, o assessor de imprensa Guilherme Parro, de 34 anos, que integra a gestão do clube desde 2024, carrega o orgulho de Umuarama.
O Cianorte, administrado por uma SAF comandada por um grupo sul-coreano, vive fase de reorganização e Parro faz parte da engrenagem que sustenta o projeto dentro e fora de campo. No clube, atua como assessor de imprensa, social media e apresentador, mas se tornou peça ativa no cotidiano do elenco.
Formado em Educação Física, pós-graduado em Futsal e Futebol, com Licença C da CBF Academy, curso de liderança pelo Real Madrid e fluente em inglês, francês e espanhol, acumula passagens por equipes de futsal em Umuarama antes de chegar ao Leão do Vale.
“Eu já fui premiado, meu primeiro jogo foi contra o Corinthians, na Copa do Brasil. A gente perdeu, mas passei por momentos incríveis aqui”, disse, em tom emocionado. “As viagens, as resenhas do CT, as brincadeiras… O Rafael Ferro é uma pessoa de Deus. O Bruno Martins reuniu o pessoal e citou trechos da Bíblia. É um clube cristão, gerido por pessoas cristãs. Os coreanos também são. Na camisa branca tem um versículo.”
O Cianorte não conquistava um título desde 2016. “A torcida estava machucada. Agora volta a comemorar. Fui muito abraçado por Cianorte, mas não esqueço minhas raízes de Umuarama nem o futsal que abriu portas”, afirmou. A temporada, segundo ele, foi “uma montanha-russa”, marcada pela troca de comandos técnicos e pela eliminação dolorosa na Série D com um gol sofrido aos 48 min do segundo tempo contra o Barra, em Balneário Camboriú, tirou a chance de acesso. O renascimento veio com a chegada de Rafael Ferro. “As coisas mudaram de dentro pra fora. O RH do Ferro é gigante. Nunca vi alguém abraçar tanto as pessoas.”
Com a Taça FPF, o clube pôde escolher entre a Copa do Brasil e a nova Copa Sul-Sudeste e optou pela segunda, por reunir mais partidas e premiação superior. O Cianorte, porém, ainda pode herdar vaga na Copa do Brasil caso o Athletico confirme sua classificação à Série A, redistribuindo cotas estaduais. Parro estima o impacto: “Cada fase da Copa do Brasil paga cerca de R$ 700 mil. Para o clube é excelente.”
A trajetória do umuaramense no esporte começou cedo. Filho de atletas, a mãe jogou basquete; o pai, handebol, cresceu cercado de quadras, rankings e memórias. A Copa de 1998 despertou sua paixão: “Eu gostava de geografia. Meu pai me mostrava no atlas onde ficavam os países. Nunca esqueci que a Tunísia estava no grupo G com Inglaterra, Colômbia e Romênia.” O gosto por competições internacionais o levou a funções maiores: em 2019, foi Team Liaison Officer (TLO) na Copa do Mundo Sub-17 da FIFA, responsável por intermediar a relação entre a seleção do Haiti, a entidade e o comitê organizador.
A convivência marcou sua vida. Enquanto a delegação francesa reunia jogadores de base de Lyon e PSG, muitos haitianos nunca tinham usado sequer uma escada rolante. “Foi prazeroso atuar com esses garotos, dar esperança em meio à situação difícil do país”, contou.
Hoje, o foco é levar o Cianorte além. O clube disputará Paranaense, Taça FPF, Série D, Copa Sul-Sudeste e dependendo de resultados paralelos também a Copa do Brasil. “Vamos jogar mais dois torneios nacionais. Financeiramente é muito bom. Para mim, só tenho a agradecer. Comecei aqui em fevereiro de 2024 e quero ver o Cianorte subir de divisão.”
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais