Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

TRT-PR alerta para golpe do falso advogado em processos trabalhistas

Alguns golpistas usam perfis de whatsapp com fotos de sócios de escritórios ou imagem e/ou logotipo para enganar as vítimas

Foto ilustrativa: OAB/MT
TRT-PR alerta para golpe do falso advogado em processos trabalhistas
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 22 de novembro de 2025 às 16h03 - Modificado em 22 de novembro de 2025 às 16h03

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) alerta novamente para tentativas de golpe do falso advogado praticados contra pessoas que são partes em ações trabalhistas. Os golpistas utilizam dados reais de processos trabalhistas.

Os criminosos se fazem passar por advogados ou advogadas de escritórios existentes. Eles fingem ser integrantes da advocacia e contatam os clientes via telefone ou WhatsApp. Os estelionatários solicitam adiantamento de valores, para pagamento de custas e/ou outros emolumentos para a liberação de alvará judicial, o que não é real.

Falsos advogados usam informações reais

Há relatos de situações em que os perfis de whatsapp usam fotos de sócios do escritório ou imagem e/ou logotipo destes escritórios para enganar as pessoas. Até mesmo, conforme relatos de clientes, simulam as vozes dos advogados com usos de tecnologias digitais para dar mais credibilidade às mensagens.

Diante das recorrentes denúncias relacionadas ao golpe, a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Paraná (OAB-PR) lançou duas cartilhas com informações sobre o tema. Uma delas é para a sociedade em geral (clique aqui) e outra para a advocacia (clique aqui).

O TRT-PR é um apoiador institucional da campanha de alerta para evitar que pessoas com ações na Justiça do Trabalho sejam vítimas dos criminosos. Abaixo o áudio do presidente do TRT-PR, Des. Célio Horst Waldraff, sobre o golpe do falso advogado:

Como se proteger?

A primeira medida é não pagar adiantamento para receber valores de ações trabalhistas. Caso receba esse tipo de mensagem, procure sempre sua advogada ou seu advogado por um meio de contato tradicional e já usado anteriormente, como e-mail e telefone fixo. É fundamental ter certeza de que você está conversando com profissionais habilitados (as).

Leia também: MPPR denuncia 18 pessoas investigadas por golpe do falso advogado.

Recomendações da Justiça do Trabalho

– Converse pessoalmente ou por vídeo com seu (a) advogado (a): as interações face a face ou via videochamada garantem mais segurança e autenticidade nas comunicações;

– Desconfie de urgências: golpistas frequentemente criam um senso de urgência. Se uma situação parece te pressionar a agir rapidamente, fique alerta;

– Não clique em links desconhecidos: mensagens que pedem que você clique em links ou forneça dados pessoais devem ser evitadas;

-Posicionar o mouse sobre um link é possível ver o endereço real da página falsa ou código malicioso. Golpistas costumam usar técnicas para ofuscar o link real. Se o endereço do link parecer estranho, não deve ser clicado em hipótese alguma; e

– Entre em contato com o tribunal: se receber qualquer tipo de mensagem duvidosa, consulte diretamente o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Vara do Trabalho ou Fórum Trabalhista onde o processo tramita ou avise seu (a) advogado (a). Toda unidade da Justiça do Trabalho está acessível também pelo Balcão Virtual, atendimento por videochamada. Acesse a relação de telefones e o link para o Balcão Virtual das Varas do Trabalho aqui.

O TRT-PR recomenda ainda que, em caso de tentativa de golpe do falso advogado, a Ouvidoria seja informada e que se faça uma queixa à Polícia Civil, por meio do Núcleo de Combate aos Cibercrimes. O e-mail da Ouvidoria do TRT-PR é ouvidoria@trt9.jus.br.

(Informações: Gilberto Bonk Junior / Ascom TRT-PR)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.