Umuarama

Provas do PAS 2025 da UEM acontecem neste domingo em Umuarama e mais 10 cidades

As provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2025 da UEM acontecem neste domingo (23) em Umuarama e mais 10 cidades. Ao todo, 23,5 mil candidatos vão participar da seleção, sendo 4.056 inscritos na Etapa 3, com ingresso para o ano letivo de 2026.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza o processo de seleção por meio da Comissão do Vestibular Unificado (CVU). Em Maringá, as provas serão no câmpus sede, no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), no Centro Universitário Ingá (Uningá), nos colégios estaduais Unidade Polo e Gastão Vidigal e no Instituto de Educação Estadual.

Outras dez cidades receberão aplicação: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama. Os candidatos podem consultar os locais de prova no site do concurso, no Menu do Candidato ou no App Vestibular UEM.

A abertura dos portões será das 13h20 às 13h50 e as provas começam às 14h. De acordo com a organização, oara entrar na sala é necessário portar documento oficial com foto e caneta transparente de cor azul. A CVU recomenda que os candidatos compareçam ao local de prova com uma hora de antecedência. A UEM permitirá a saída a partir das 17h e o horário final de aplicação será às 19h.

A prova do PAS 2025 da UEM terá redação e 40 questões objetivas estilo somatória de diferentes áreas do conhecimento. A divulgação do gabarito provisório das questões objetivas será a partir das 10h da próxima segunda-feira (24). Por outro lado, a divulgação da nota e da imagem da redação acontecerão no dia 10 de dezembro. Além disso, a publicação do resultado final está prevista par o dia 19 de dezembro de 2025, a partir das 10h, pelo site do PAS.

UEM divulga concorrência do PAS

O curso mais concorrido da Etapa 3 é Medicina, com 522 inscrições. A concorrência universal é de 104,4 candidatos por vaga e a de cotas sociais é de 83 candidatos por vaga. A segunda maior concorrência é de Biomedicina, pelo sistema de cotas sociais, com 49 candidatos por vaga; seguida por Engenharia de Software (anteriormente chamado de Informática), com 48 candidatos por vaga pelas cotas sociais e 41,4 por ampla concorrência.  

A UEM informa que o curso de Nutrição, que é novidade neste concurso do PAS, teve 140 inscrições. A concorrência é de 41 candidatos por vaga pelo sistemas de cotas sociais e 35 candidatos/vaga para ampla concorrência. A lista completa de cursos com a quantidade de inscritos, vagas e a concorrência registrada está disponível no site do processo.

No PAS, são ofertadas 758 vagas para ingresso no ano letivo de 2026, sendo 471 de ampla concorrência e 287 voltadas a políticas afirmativas.

Bancas de heteroidentificação

Conforme o Edital nº 040/2025-CVU, o candidato classificado na Etapa 3 do PAS da UEM para vagas relacionadas às cotas sociais para negros e cotas para negros deverá comprovar a autodeclaração no ato da pré-matrícula. Ou seja, a condição autodeclarada será verificada por banca de heteroidentificação presencial em data, horário e local a serem estabelecidos em edital, após a divulgação do resultado final.

Saiba mais sobre o PAS abaixo:

CVU orienta sobre alteração de vagas PcD na Etapa 3 do PAS 2025

PAS 2025 registra 23,5 mil inscrições e divulga concorrência dos cursos

(Informações: Assessoria UEM)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

1 hora ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

3 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

4 horas ago

Da banca para a mesa: hortaliças prontas para consumo viram tendência

Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos

5 horas ago

Helicóptero Arcanjo 01 usa incubadora neonatal pela primeira vez e salva bebê

A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…

6 horas ago

Pedestre de 21 anos morre após atropelamento na avenida Tiradentes, em Umuarama

Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais