Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Inep informou nesta terça-feira (18), que anulará três questões do Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou um comunicado público sobre o fato. Na nota, o Inep explica que a equipe técnica do instituto tomou a decisão devido às semelhanças entre questões que circulam na internet e as que estavam na avaliação oficial.
“Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova”, diz a nota.
Além disso, o vídeo de uma transmissão ao vivo, veiculado dias antes da aplicação do segundo dia de provas, no último domingo (16), repercutiu nas redes sociais. A partir das imagens, o Inep reconhece que identificou similaridades pontuais com os itens da prova. No entanto, o órgão garante que nenhuma questão era exatamente igual às da edição de 2025 do exame.
Leia também: Pedido de reaplicação das provas do Enem 2025 tem início nesta segunda.
Com a intenção de resolver a situação, o Inep acionou a Polícia Federal (PF). A princípio, a agência de segurança deve apurar a conduta e autoria na divulgação das questões. A intenção é responsabilizar os envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela publicização, de forma indevida, de questões sigilosas.
As investigações de possíveis fraudes no Enem são de competência da Polícia Federal, porque as provas são serviço federal, de interesse público. O Inep coordena o Enem e é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Para a elaboração e correção do Enem, o Inep adota um modelo estatístico chamado de Teoria da Resposta ao Item (TRI. A metodologia – que usa um conjunto de modelos matemáticos e considera a particularidade de cada questão – demanda que os itens sejam pré-testados com grupos de estudantes antes de fazerem parte da prova. Isso é necessário para “calibrar” o nível de dificuldade de cada questão que compõem o exame.
Por isso, quem participa de pré-testes tem contato com questões de múltipla escolha que podem vir a compor as provas do Enem em alguma de suas edições.
Todos os itens aprovados no pré-testes passam a compor o Banco Nacional de Itens. Ele reúne as questões que serão utilizadas para elaborar as edições do exame. O Inep informa que promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõem o Banco Nacional de Itens. Além disso, explica que tais questões poderão fazer parte da elaboração das provas do Enem.
Mesmo diante da possibilidade de eventual vazamento de questões, o Inep reafirmou a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025.
“Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame”, finaliza a nota.
(Informações: Agência Brasil)
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais