Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Inep informou nesta terça-feira (18), que anulará três questões do Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou um comunicado público sobre o fato. Na nota, o Inep explica que a equipe técnica do instituto tomou a decisão devido às semelhanças entre questões que circulam na internet e as que estavam na avaliação oficial.
“Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova”, diz a nota.
Além disso, o vídeo de uma transmissão ao vivo, veiculado dias antes da aplicação do segundo dia de provas, no último domingo (16), repercutiu nas redes sociais. A partir das imagens, o Inep reconhece que identificou similaridades pontuais com os itens da prova. No entanto, o órgão garante que nenhuma questão era exatamente igual às da edição de 2025 do exame.
Leia também: Pedido de reaplicação das provas do Enem 2025 tem início nesta segunda.
Com a intenção de resolver a situação, o Inep acionou a Polícia Federal (PF). A princípio, a agência de segurança deve apurar a conduta e autoria na divulgação das questões. A intenção é responsabilizar os envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela publicização, de forma indevida, de questões sigilosas.
As investigações de possíveis fraudes no Enem são de competência da Polícia Federal, porque as provas são serviço federal, de interesse público. O Inep coordena o Enem e é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Para a elaboração e correção do Enem, o Inep adota um modelo estatístico chamado de Teoria da Resposta ao Item (TRI. A metodologia – que usa um conjunto de modelos matemáticos e considera a particularidade de cada questão – demanda que os itens sejam pré-testados com grupos de estudantes antes de fazerem parte da prova. Isso é necessário para “calibrar” o nível de dificuldade de cada questão que compõem o exame.
Por isso, quem participa de pré-testes tem contato com questões de múltipla escolha que podem vir a compor as provas do Enem em alguma de suas edições.
Todos os itens aprovados no pré-testes passam a compor o Banco Nacional de Itens. Ele reúne as questões que serão utilizadas para elaborar as edições do exame. O Inep informa que promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõem o Banco Nacional de Itens. Além disso, explica que tais questões poderão fazer parte da elaboração das provas do Enem.
Mesmo diante da possibilidade de eventual vazamento de questões, o Inep reafirmou a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025.
“Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame”, finaliza a nota.
(Informações: Agência Brasil)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais