Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Procon Umuarama orienta consumidores para evitar ‘armadilhas’ na Black Friday

A pesquisa prévia e a atenção aos detalhes continuam sendo essenciais para o consumidor evitar ser lesado

Fotos: Assessoria PMU
Procon Umuarama orienta consumidores para evitar ‘armadilhas’ na Black Friday
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 14 de novembro de 2025 às 12h43 - Modificado em 14 de novembro de 2025 às 12h44

Com a proximidade da Black Friday, o Procon de Umuarama divulga uma série de orientações para que os consumidores possam aproveitar as promoções sem cair em armadilhas. O órgão reforça a importância da pesquisa prévia e da atenção aos detalhes para garantir bons negócios e evitar dores de cabeça. Baseado na campanha ‘Checklist Black Friday’, o Procon destaca os principais pontos de atenção.

Cuidado com a ‘metade do dobro’. A dica mais conhecida, mas sempre necessária, é sobre os descontos anunciados. “O desconto é real?”, questiona a campanha.

Para evitar a prática da ‘metade do dobro’ (quando o lojista aumenta o preço dias antes para depois ‘baixá-lo’ na promoção), o Procon Umuarama recomenda que o consumidor monitore os preços dos produtos que deseja antes da Black Friday, e que tire prints (capturas de tela) ou use comparadores de preço para garantir que o desconto é verdadeiro.

Atenção ao Valor Total: Produto + Frete. Muitas vezes, um produto com preço muito baixo pode esconder um frete caríssimo. O Procon alerta que o que importa é o valor total da compra. “Compare o preço final (produto + frete) em diferentes lojas antes de fechar o pedido”, orienta a secretária municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Aline Cunha Martiolli.

Prazos, pagamentos e segurança on-line na Black Friday

A segurança digital é um pilar fundamental das compras on-line. Por isso, o órgão orienta que o consumidor verifique se o site é confiável.

– Procure o ‘https://’ e o ícone de cadeado na barra de endereço.

– Evite comprar por links recebidos em WhatsApp ou e-mail.

– Consulte o CNPJ e a reputação da loja em sites como Reclame Aqui ou Consumidor.gov.br.

Na hora de pagar, o cuidado deve ser redobrado. Caso a opção seja pagamento com PIX, confira se o destinatário é a loja (CNPJ). Se estiver usando cartão de crédito, dê preferência ao cartão virtual e nunca salve os dados do seu cartão no site.

O prazo de entrega também é um direito. A loja é obrigada a informar a data limite antes da finalização da compra. Dessa forma, verifique se o prazo atende sua necessidade (especialmente se for um presente) e guarde o comprovante da data prometida.

Leia também: OAB de Umuarama lança guia inteligente para orientar consumidores na Black Friday.

Canal oficial para reclamações

A secretária de Proteção e Defesa do Consumidor de Umuarama/Procon, Aline Cunha Martiolli, reforça os cuidados. Ela alerta sobre a importância de formalizar queixas no lugar certo. “O consumidor deve estar atento, pesquisar e guardar todos os comprovantes, prints de tela, e-mails de confirmação e notas fiscais. Caso tenha qualquer problema, a sua reclamação deve ser feita diretamente ao Procon”, orienta.

Segundo a secretária, “reclamações em redes sociais, por exemplo, não têm eficácia alguma para a resolução legal do problema. O consumidor deve abrir sua reclamação no Procon para que possamos agir”, destaca.

Um ponto que gera muitas dúvidas é a diferença entre a política de troca em lojas físicas e o direito de arrependimento em compras on-line.

Sobre a compra on-line (ou por telefone) a lei é clara. O consumidor tem 7 dias (contados do recebimento do produto) para se arrepender, devolver o item e receber seu dinheiro de volta, sem custo.

Já caso a compra seja em loja física, o lojista só tem orbigação de trocar produtos com defeito. A troca por tamanho, cor ou porque o consumidor ‘não gostou’ é uma cortesia da loja. Por isso, pergunte sobre a política de troca antes de comprar. Além disso, o prazo para troca de produtos com defeito é de 30 dias (não duráveis, como alimentos) ou 90 dias (duráveis, como eletrodomésticos e roupas).

Incentivo

O prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca, também comentou sobre a data, lembrando da importância de fortalecer a economia da cidade. “A Black Friday é uma data importante para o comércio e pedimos que o consumidor também olhe com carinho para as nossas lojas. Reforçamos a importância de comprar no comércio de Umuarama, estimulando a economia local, gerando emprego e renda para nossa própria gente”, disse o prefeito.

(Informações: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.