Cotidiano

CAC paranaense é preso suspeito de enviar armas para traficantes do Rio de Janeiro; vídeo

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (13), um homem de 51 anos suspeito de comércio ilegal de armas de fogo, posse irregular e posse de munições de uso restrito e permitido.

A ação ocorreu em Curitiba, no bairro Guaíra, em apoio à Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ), que investiga um esquema de tráfico interestadual de armas.

De acordo com as investigações, o homem negociava armas e munições com traficantes cariocas, além de oferecer orientações sobre fabricação de armamentos.

Durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, os policiais localizaram cerca de 80 armas de fogo e uma grande quantidade de munições, estojos, pólvora, pontas e máquinas usadas para recarga.

“A suspeita é que ele produzisse munições. O material apreendido passará por contagem e perícia”, afirmou o delegado Rodrigo Brown, da PCPR.

O investigado possui registro de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC), mas parte significativa do arsenal encontrado não tinha documentação. Ele foi autuado em flagrante pelos itens ilegais.

Segundo o delegado, a polícia vai investigar se o suspeito também fornecia munições para grupos criminosos no Paraná. As apurações continuam para identificar os destinatários das armas e a origem dos insumos apreendidos.

Mercado ilegal

O mercado de armas no Rio de Janeiro é um tema complexo e profundamente ligado à dinâmica da violência urbana. A circulação de armas de fogo na região é majoritariamente ilegal, alimentada pelo tráfico internacional e doméstico.

Muitas dessas armas são contrabandeadas de países como os Estados Unidos e do Paraguai, atravessando as porosas fronteiras brasileiras até chegarem às mãos de facções criminosas que atuam no estado.

Esse fluxo incessante alimenta um ciclo de violência, dificultando o trabalho das forças de segurança e impactando diretamente a vida da população. A discussão sobre o mercado de armas no Rio, portanto, vai muito além do debate sobre o porte legal para cidadãos comuns. 

Rudson de Souza

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

8 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

9 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

9 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

9 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

9 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais