PM apreende arma e cocaína em casa usada para consumo de drogas em Umuarama
Policiais encontraram revólver calibre .38, munições e porção de cocaína
A Polícia Militar apreendeu um revólver calibre .38 e uma porção de cocaína durante uma ação no Jardim Aliança, em Umuarama, no fim da tarde desta quinta-feira (6). Dois homens, de 26 e 56 anos, foram detidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.
De acordo com a PM, uma denúncia anônima informou que uma residência estaria sendo usada para o consumo e possível tráfico de entorpecentes. Durante as diligências, os policiais abordaram um homem em via pública, que apresentava indícios de uso de drogas.
Com a autorização dele, a equipe entrou na residência, onde encontrou outro indivíduo e uma bucha de cocaína. Na sequência, durante a varredura, os militares localizaram um revólver marca Taurus, calibre .38, e 12 munições intactas.
Diante da situação, os dois foram detidos o mais jovem por porte e uso de drogas, e o mais velho por posse irregular de arma de fogo. Ambos, juntamente com os materiais apreendidos, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos judiciais.
Porte ilegal de arma
O porte ilegal de arma de fogo é considerado um crime de alto potencial ofensivo pela legislação brasileira, sendo tratado com severidade pela Justiça.
A lei define esse deleto como a posse ou o transporte de arma de fogo, acessório ou munição fora de um local permitido, como a própria residência ou local de trabalho, sem a devida autorização do poder público.
A conduta é tipificada principalmente pelo Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), que estabelece como pena a reclusão de dois a quatro anos, além do pagamento de multa.
A própria redação da lei já deixa claro que a simples posse da arma em um local público, sem a autorização válida, configura o crime.





